Gabriela de Matos, é a primeira arquiteta negra a ganhar o prêmio Arquiteto do Ano

0
4826
Foto: Reprodução/Instagram

Em dezembro de 2020 o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) anunciou a arquiteta e urbanista Gabriela de Matos como a vencedora da 58ª Premiação Anual IAB-RJ, ‘de ‘Arquitetos do Ano’ a premiação é de abragência nacional. 

“Reconheço a importância de ser a primeira arquiteta negra a receber este prêmio, embora minha missão esteja baseada em não ser a única, e sim, ver meus pares ocupando estes espaços.” disse Gabriela em seu discurso.

A  arquiteta Gabriela que tem realizado um debate em relação ao reconhecimento da herança arquitetônica africana na arquitetura brasileira agradeceu ao prêmio e fez uma crítica ao fato das obras e contribuições de pessoas pretas não serem tão reconhecidas no país.

“Embora meus antepassados negros tenham deixado uma grande contribuição para a arquitetura brasileira, nós não temos tido o direito de acessar grande parte deste legado.” disse a arquiteta

Gabriela de Matos está desde 2018 a frente do projeto ‘Arquitetas Negras’ que busca reconhecimento de outras mulheres negras que atuam na área, divulgando e potencializando seus trabalhos. 

“Mesmo com 582 arquitetas negras mapeadas até este momento no Brasil, a falta de reconhecimento destas profissionais faz com que o imaginário acerca do arquiteto, além de produzir assimetrias sobre quem pode ou não ocupar este espaço, continua inviabilizando estas existências. E que mesmo com as inúmeras contribuições destas profissionais, existe uma constante tentativa em deslegitimar e bloquear o necessário debate sobre arquitetura e cidade feito através de uma perspectiva racial.” Disse Gabriela em seu discurso.

A intenção da arquiteta é que cada vez mais arquitetas negras sejam reconhecidas pelo seu trabalho e sejam premiadas e contempladas. Após 58 anos da existência do prêmio, uma mulher preta foi premiada, essa realidade precisa ser mudada e projetos como o ‘Arquitetas Negras’ trabalham para isso.

Comments