A advogada compõe chapa de esquerda no país que elegeu Gustavo Petro neste domingo (19).
A advogada e ativista da causa ambiental Francia Márquez é a primeira mulher negra a ocupar o posto de vice-presidente na Colômbia. O resultado do segundo turno das eleições saiu na noite deste domingo (19). Márquez é a vice de Gustavo Petro, candidato de esquerda no país. A chapa dos dois foi eleita com 50,48% dos votos válidos.
Notícias Relacionadas
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes
Beyoncé supera recorde histórico e é a artista feminina mais premiada pela RIAA
Entre as principais propostas da chapa eleita estão a realização de uma nova reforma agrária, implementação de fontes de energia renováveis, políticas voltadas às minorias sociais, desobrigação do serviço militar e reforma tributária.
No twitter, Francía agradeceu aos colombianos e disse que este é o resultado de uma luta que começou com os ancestrais. “Obrigada, Colômbia. Esta luta não começou conosco, começou com nossos ancestrais. Hoje, com dignidade e grandeza recolhemos os frutos dessa semeadura. Hoje se levanta a voz dos que já não estão e as dos virão e juntos começaremos a construir #ANovaHistória”.
A ativista, que é mãe solo de dois filhos, já foi trabalhadora doméstica e na adolescência trabalhou no garimpo de ouro. Foi listada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Durante a campanha, Márquez afirmou que, se sua chapa for vencedora, vai trabalhar pelas mulheres, negros, indígenas, camponeses e pela população LGBTQIA+.
No Brasil, Francía recebeu apoio do movimento de mulheres negras e de organizações como o Instituto Marielle Franco, que viajou para a Colômbia durante a campanha e também celebrou a vitória nas redes sociais.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas