Fórum Nordeste reúne 70 mulheres negras pré candidatas para discutir política representativa

0
472

Em um ano eleitoral o Fórum Nordeste Mulheres Negras e Poder, traz para o debate o desenvolvimento da participação e representatividade da mulher na política, direitos e conquistas. O evento que irá acontecer de 6 à 8 de fevereiro, em Recife, conta com a participação de 70 mulheres negras pré-candidatas.

O Fórum vai debruçar sobre os entraves e desafios para maior inserção da mulher negra na política rumo as eleições 2020. No país, elas são 55,6 milhões, chefiam 41,1% das famílias negras, e apenas 10 ocupam o cargo de parlamentar com 513 vagas.

Confira a programação completa do Fórum que contará com a participação da Deputada Érica Malunguinho (SP), Deputada Marilene Alves (MG) e a Deputada Robeyoncé Lima (PE).

A programação começa na quinta-feira (06), com uma noite de abertura marcada pelo painel Democracia e Poder: a realidade das candidaturas de mulheres negras no Brasil, com a presença de Valdecir Nascimento, da Rede Latino Americana de Mulheres Negras. Em seguida, a Comissão organizadora fará uma homenagem às mulheres negras e parlamentares que se destacaram na história do País na luta do enfrentamento ao racismo e pela igualdade racial. A noite termina com muita música e apresentações culturais.

No dia seguinte (07), a programação continua em Olinda com diversos painéis, com destaque para a apresentação da experiência da América Latina – Mulheres Negras e Insegurança na América Latina, com a colombiana Loretta A. M-Moreno. Nesse painel, a Co-deputada das Juntas, Robeyoncé Lima, apresenta o que é ser uma mulher negra trans parlamentar num processo de eleição. A tarde, haverá mais dois painéis: Mídia e relações de poder: estratégias e fortalecimento das mulheres negras candidatas, com Alanne Reis, jornalista da Revista afirmativa (BA), e Racismo, Feminismo e democracia: disputas de narrativas à inserção das mulheres negras nas esferas política partidária, com Divaneide Basílio (RN).

Para finalizar, no dia (08) haverá mais dois painéis sobre a Juventude Negra e Eleições: desafiando o racismo e o adultocentrimo, com Gilmara Santana – Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, e Eleições de 2020: possibilidades e desafios para o fortalecimento à mulheres negras candidatas, com Mônica Oliveira, Assessora das Co-deputadas Juntas. Representantes de diversas regiões do Nordeste irão fazer uma carta com proposições para as candidatas negras nessas eleições. O evento faz parte das ações do Projeto Mulheres Negras e Democracia, realizado pela Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, em parceria com a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e Rede de Mulheres Negras do Nordeste, com o apoio do Fundo Mujeres Del Sur.

 

Serviço:

Fórum Nordeste Mulheres Negras e Poder

Dia 06/02 (Aberto ao público), às 19h, no Sindicato dos Bancários, na Rua Manoel Borba564 – Boa Vista, Recife – PE.

Dias 07 e 08/02 (Fechado só para inscritas), a partir das 9h, Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti, na Ladeira Sé, s/n , Olinda – PE.

Comments

Comentários