Folha de bananeira: Um modo afrodiaspórico de servir alimentos

0
Folha de bananeira: Um modo afrodiaspórico de servir alimentos
Imagem: Aline Chermoula

A folha de bananeira é uma alternativa natural e sustentável a embalagens de papel alumínio.
Uso da folha de bananeira na cozinha não é nenhuma novidade. Sua utilização faz parte da tradição e cultura de muitos países, inclusive é um modo de servir as comidas de matrizes africanas aqui no Brasil!

Na Bahia a folha de bananeira é elemento central tradições alimentares, estão presentes em importantes preparos que marcam identidades e receitas de matriz africana. São os casos do abará e do acaçá, aberén e muitos outros citados por Manuel Querino em seu livro A arte Culinária na Bahia (1957).

Raul Lody, antropólogo da alimentação no Brasil diz “Essas comidas de matrizes africanas são de comidas do tabuleiro tradicional da baiana de acarajé, onde as folhas da bananeira se destacam como modo de servir alimentos” (1992).

A bananeira é nativa da Ásia, migrou para África e depois para as Américas. Basicamente, é cultivada em toda a faixa tropical e subtropical. Sua folhas são grandes, flexíveis, impermeáveis e anti-aderentes. Além de serem lindas e darem aquele ar tropical.
Na África e na Ásia, ficamos a folha de bananeira faz parte dos preparos do dia-a-dia. Inclusive em grandes centros urbanos.

Apesar das folhas serem versáteis e terem uma participação tão importante na história alimentar de muitos países, os avanços tecnológicos trouxeram materiais substitutos (ex. papel alumínio e papel manteiga). E pasmem! A folha de bananeira muitas vezes foi deixada de lado. Não são comestíveis, mas tem papel muito importante na culinária. Ela ajuda no preparo, no serviço, no consumo e no transporte.

Imagem: Aline Chermoula

Vamos as dicas de uso!

Embrulho para cozinhar ou assar
A folha de bananeira consegue segurar os líquidos da comida, sendo o pacote perfeito para cozinhar o que quiser – legumes, peixe, frango. Apesar da folha não ser consumida, ela possui um alto teor de antioxidantes, este antioxidantes são absorvidos pelo alimento junto com o aroma da folha.

Envoltório para fermentação de alimentos
A folha de bananeira é uma ótima embalagem para fermentação aeróbica de alguns alimentos, pois ela permite a troca de ar, protege o alimento e deixa a fermentação ocorrer naturalmente. Como é o caso do Kenkey, prato do Noroeste da África, uma massa de milho fermentada.

Outro exemplo, é o uso das folhas de bananeira para cobrir o cacau na sua fermentação.
Revestindo pratos – não suja e fica lindo.

Em meus eventos com a Chermoula é bem comum os pratos serem servidos com “forro” de folha de bananeira, neste caso, a folha de bananeira tem duas funções, além de ficar lindo, não deixa o prato sujar tanto, economizando água. A folha da bananeira é um elemento essencial em
meu trabalho, utilizo como técnica de preparo e quanto na estética.

Mas não precisa de banquetes e festividades para comer no “prato” de folha de bananeira.
Para embrulhar os restos de comida
Se ela é utilizada para cozinhar, servir, transportar…porque não armazenar? As folhas de bananeira duram bastante tempo na geladeira e congelam muito bem.
Para deixar a apresentação do prato linda e tropical.
Se um prato forrado com folha de bananeira no já tem outra aparência, imagina servir sua receita em uma cumbuca de folha de bananeira ou fazer um origami com a folha e deixar na mesa?

Imagem: Aline Chermoula

Aprenda a preparar a filha da bananeira!

Dicas para preparar e cozinhar com a folha de bananeira
Antes de usar a folha de bananeira, é importante entender algumas características.

Para começar, você sabia que a bananeira não é uma árvore e sim uma erva gigante?
A folha de bananeira pode chegar a mais de 2 metros de comprimento. Ela tem um talo central (pecíolo) que divide a folha em 2 lâminas. O lado de cima da folha é mais brilhante e o lado de baixo é mais fosco.
Para grande parte dos usos que listamos acima, é preciso separar estas duas lâminas do talo central. Se você comprar a folha de bananeira em mercados, provavelmente esta etapa já terá sido feita. Então é só seguir as dicas abaixo:
• Limpe as folhas no sentido das fibras, assim não corre o risco de rasgar.
• Antes de usar, ferva em água ou esquente as folhas na chama para que fique maleável.
• Quando as folhas são destacadas do talo central, fica uma parte fibrosa do lado que estava anexado. Esta “linha” de fibra pode ser utilizada para amarrar os seus embrulhos.
• Corte no tamanho que precisar, rasgue as folhas com a mão no sentido da fibra. Se quiser um formato específico, use uma tesoura.
• Se for cozinhar no vapor ou assar, use um palito de dente para fechar os embrulho. Assim não corre o risco de abrir.
• Você pode congelar as folhas de bananeira. É mais prático congelar as folhas já cortadas em tamanho menor. Quando for usar, é só descongelar em temperatura ambiente.
• Se a sua receita soltar muito suco ou tiver algum molho, melhor considerar uma dupla camada de folha de bananeira. Ela aguenta, mas nem tanto.
Sabia que você pode cozinhar com o umbigo de bananeira?
Por um mundo mais com mais folha de bananeira
Além de ser tão versátil é uma alternativa barata, biodegradável e mais bonita que papel alumínio e plástico, não acha?
Imagina só se ela saísse dos pratos tradicionais e da cozinha caiçara e nativa e fosse parar nos refeitórios, praças de alimentação e food trucks de hoje em dia? Potencial e benefícios têm.

Comments

No posts to display

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.