Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB

0
Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB
Foto: Zé Carlos Barretta/Folhapress

Aos 72 anos, filósofa e ativista será homenageada pela trajetória na luta em favor dos direitos das mulheres negras

A escritora, filósofa e ativista Sueli Carneiro receberá na próxima quarta-feira, 21, o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade de Brasília. A homenagem, proposta pelo programa de Direitos Humanos da UnB, reconhece a trajetória da fundadora do Geledés, em 1988, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.

Uma das maiores expoentes do pensamento negro brasileiro, Carneiro é autora de oito livros e vários artigos sobre o racismo no país. A filósofa defendeu, em 2005, a tese A fundação do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser, no curso de Filosofia da Universidade de São Paulo, em que utiliza os conceitos de Dispositivo e Biopoder, de Michel Foucault, para analisar as relações raciais no Brasil. Em sua vasta publicação, defende a necessidade de enegrecer o feminismo e denuncia o apagamento ou epistemicídio (conceito do filósofo português Boaventura de Sousa Santos) de mulheres negras que chegam ao poder. 

Por sua obra e militância, a filósofa paulista recebeu vários prêmios, dentre eles: Prêmio Kalman Silvert (2021), Prêmio Especial Vladimir Herzog (2020), Prêmio Itaú Cultural 30 Anos (2017), Prêmio Benedito Galvão (2014) e Prêmio Direitos Humanos da República Francesa. Foi integrante do Conselho Nacional da Condição Feminina, onde criou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde voltado para mulheres negras.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display