Federação Internacional de Natação proíbe toucas para cabelo crespo nas Olimpíadas

0
Federação Internacional de Natação proíbe toucas para cabelo crespo nas Olimpíadas
A nadadora Alice Dearing iria usar a touca na Olimpíada de Tóquio. Foto: Getty Images.

A Federação Internacional de Natação rejeita o uso do adereço, dizendo que não ‘se ajusta à forma natural da cabeça’

As toucas de natação projetadas para cabelos crespos naturais, criadas pela Soul Cap, uma marca de propriedade de negros, não serão permitidas nas Olimpíadas. O adereço foi rejeitado pela Federação Internacional de Natação (Fina), que disse que as toucas não se ajustam “à forma natural da cabeça” e que “os atletas que competem em eventos internacionais nunca usaram, nem exigem toucas desse tamanho e configuração”.

O adereço foi projetado pensando em acomodar a diversidade dos cabelos de pessoas negras, com crespos no estilo black power, tranças, dreads, extensões, entre outros. Danielle Obe, fundadora da Associação de Natação Negra, disse ao The Guardian que a decisão sublinhou as desigualdades sistêmicas e institucionais inerentes ao esporte. “Acreditamos que isso comprova a falta de diversidade”, disse ela. 

A nadadora Alice Dearing, primeira nadadora negra a se qualificar para as Olimpíadas pela Grã-Bretanha, já tinha firmado parceria com a Soul Cap para usar o adereço durante os jogos olímpicos de Tóquio.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display