A Federação Internacional de Natação rejeita o uso do adereço, dizendo que não ‘se ajusta à forma natural da cabeça’
As toucas de natação projetadas para cabelos crespos naturais, criadas pela Soul Cap, uma marca de propriedade de negros, não serão permitidas nas Olimpíadas. O adereço foi rejeitado pela Federação Internacional de Natação (Fina), que disse que as toucas não se ajustam “à forma natural da cabeça” e que “os atletas que competem em eventos internacionais nunca usaram, nem exigem toucas desse tamanho e configuração”.
Notícias Relacionadas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
O adereço foi projetado pensando em acomodar a diversidade dos cabelos de pessoas negras, com crespos no estilo black power, tranças, dreads, extensões, entre outros. Danielle Obe, fundadora da Associação de Natação Negra, disse ao The Guardian que a decisão sublinhou as desigualdades sistêmicas e institucionais inerentes ao esporte. “Acreditamos que isso comprova a falta de diversidade”, disse ela.
A nadadora Alice Dearing, primeira nadadora negra a se qualificar para as Olimpíadas pela Grã-Bretanha, já tinha firmado parceria com a Soul Cap para usar o adereço durante os jogos olímpicos de Tóquio.
Notícias Recentes
Como os negócios podem ajudar a combater o racismo ambiental?
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora