Exposição fotográfica “Narrativa de uma beleza” no Forte de Copacabana

0
736

Contada em três atos: Ancestralidade, Melanina Movie e Afro-futurismo, trazendo um olhar diferenciado, a exposição da fotografa Simone Francisco e do visagista Willian Xavier, visa valorizar a cultura afro-brasileira e exaltar a estética fashion, a beleza contemporânea, a beleza crua e um futuro suntuoso. A exposição fica disponível até dia 25 de novembro, sempre das 10h às 18h, no Forte de Copacabana.

Primeiro Ato Ancestralidade – Passado

Segundo os organizadores, o respeito a ancestralidade é honrar e reverenciar a sua história. O primeiro ato é inspirado na beleza inerente à ancestralidade africana, aos rituais e às pinturas corporais tribais, aos tecidos coloridos, às fumaças e a todo seu sincretismo, demonstrando muito da sua particularidade e herança deixadas.

Segundo Ato Melanina Movie – Presente

Soul, Gênero musical surgido nos EUA no início da década de 60, entre os negros. É usado também como adjetivo em referência ao afroamericano. Nos anos 80/90, o hip hop chegou através da fusão do Rap, com ritmos dançantes também de influência rítmica africana, e logo desembarcou no Brasil! Melanina Movie é inspirado em filmes e clipes dos anos 80/90! Com muita cor, agasalhos coloridos, jeans, fumaças e uma identidade black totalmente singular.

Terceiro Ato Afro-futurismo – Futuro

O Futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Na mecânica clássica, é o estado utilizado para dizer algo que está por vir. O terceiro ato Afro-futurismo traz a beleza de uma sociedade futurista suntuosa, onde não vamos precisar enxergar para ver e o sensorial ganha uma maior amplitude, mas sem perder toda a essência divinal presente nas raízes da sua formação no passado.


Além de Narrativa de uma Beleza, Simone Fransisco já está trabalhando em sua nova exposição, “Cores da emoção”, e no protótipo de seu livro, chamado “Por lá, por cá e acolá. “A arte e a fotografia criativa me movem. Poder criar me impulsiona e me oxigena”, afirma a fotografa. Por suas lentes já passaram atores, cantores e modelos consagrados para revistas, como Toda Teen, Lui Magazine,Voyeur Brazil Magazine, Achei, Firsteen, Minha Novela, Quem, entre outras.

O Forte de Copacabana fica na Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6, Praia de Copacabana (RJ). A entrada custa R$ 6.

Comments

Comentários