O evento MoveOut – técnicas e metodologia para inovação, criatividade e empreendedorismo é uma iniciativa inédita que tem a intenção de reunir o maior número de profissionais negros dos setores de inovação, tecnologia e empreendedorismo. No dia 26 de novembro, na incubadora de Projetos Sociais, dos 30 profissionais e pesquisadores que estarão no evento 98% são negros, os mesmos que estarão liderando workshops gratuitos para empreendedores, afroempreendedores e estudantes na mais nova iniciativa do projeto de empreendedorismo do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Zumbi dos Palmares, destinada ainda há dar visibilidade a Lei Municipal do Afroempreendedor.
A proposta de realização do MoveOut é a resposta a um post nas redes sociais publicado por um designer repudiando uma atitude de racismo sofrido por um profissional de marketing digital, em novembro de 2015. Neste mesmo post, o designer lança o desafio: que tal realizar um evento para mostrar quantos profissionais negros estão fazendo a diferença no mercado? Ao sinalizar um dos docentes do curso de Publicidade da Zumbi, o desafio foi aceito pela equipe de docentes e discentes.
O MoveOut ainda terá um canal no Youtube sobre dicas e entrevistas profissionais negros do setor de economia criativa visando o afroeemprendedor, bem como uma rede que promova as próximas versões do evento e outros com temáticas específicas de inovação e criatividade.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
Ator se inspirou no Rio, praia e memórias afetivas para coleção que será lançada em NY
Hoje são poucos negros que atuam nessas áreas do setor e que a princípio esta afirmação
poderia ser verdadeira ao considerar apenas as publicações dos grandes eventos do setor em que não há negros figurando na programação. Entretanto, assim que a proposta foi feita reuni-los em um único evento, o resultado foi diferente.
Cada arena contará com quatro workshops, cada um com duas horas de duração, com foco em dinâmicas de aprendizagem sobre criatividade, invocação, comunicação, internet das coisas, bigdata e empreendedorismo sem termos em inglês, técnicos e complexos.
Segundo a curadora do evento, profª. Lina Moreira, o objetivo é aproximar os pequenos e médios afrompreendedores, assim como quem pretende empreender ou esta em busca de compreender as tendências de inovação e como aplica-la aos seus negócios. “O desafio dos profissionais que reunimos é tornar este conhecimento acessível para desmistificar que estes assuntos são possíveis apenas para grandes empresas”.
Outro diferencial da metodologia dos workshops do MoveOut é a abordagem das dinâmicas que foram elaboradas a partir de exemplos pessoais dos profissionais. “Estamos apostando na troca de experiências, às vezes é mais fácil aprender, entender o processo de criação ou planejamento de uma pessoa com características parecidas com as minhas, do que recitar modelos pensados por teóricos que nunca ouvi falar na vida. Pode ser até a mesma metodologia do cientista, mas a empatia com a história da pessoa pode favorecer o aprendizado. Praticamos isto na rotina do curso de Publicidade e hoje contamos com publicitários que elaboram negócios em conjunto coma experiência da marca e sua comunicação”, afirma Lina Moreira.
Entre os profissionais que constam na programação do MoveOut há representantes do comitê afro dos funcionários da IBM, AVANDE, coordenadores de pesquisas em inovação dos programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Grande ABC, UNESP, diretores da Associação Brasileira de Startup e Rede de Afroempreendedores, profissionais liberais, empreendedores e colaboradores de empresas de renome nacional.
Serviço:
MoveOut – técnicas e aplicações em inovação, criatividade e empreendedorismo
Data: 26 de novembro.
Horário: 9h às 19h
Local: Incubadora de Projetos Sociais – Otto Alencar, 270, Cambuci – São Paulo
700 vagas gratuitas
Mais informações:
Lina Moreira – Curadora
lina.moreira@zumbidospalmares.edu.br
Produtores alunos do Moveout:
email: marketing.moveout@gmail.com
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo