Congresso poderá criar Semana da Consciência Negra

0
Congresso poderá criar Semana da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, oficialmente, desde 2011. A data — que lembra o dia em que o líder Zumbi do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695 — é comemorada com o intuito de apontar para a relevância da história e da cultura do povo africano e seu impacto no Brasil.

Na mesma linha, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 196/2015 cria, no âmbito da administração pública federal, a Semana da Consciência Negra, que será comemorada anualmente, no mês de novembro, na semana em que recair o dia 20 de novembro.

O projeto, enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), determina que as comemorações serão dedicadas ao desenvolvimento de ações educativas acerca da situação socioeconômica da população negra e de valorização da História e Cultura Afro-Brasileira.

Outra determinação é que as ações governamentais sejam realizadas diretamente pelos órgãos competentes da administração pública ou mediante convênio a ser firmado com organizações não governamentais do movimento negro, do movimento sindical ou movimento social.

Com informações da agência Senado.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display