Escritoras lançam livro infanto-juvenil que aborda autoestima de crianças negras: “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”

0
Escritoras lançam livro infanto-juvenil que aborda autoestima de crianças negras: “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”

Voltado para crianças entre 5 e 12 anos, o livro trata do bullying e preconceito racial nas escolas e apresenta como protagonista Aziza, uma menina sonhadora, que conhece e ama suas raízes africanas, mas se sente ameaçada por um dragão que aparece em seus sonhos e grita frases raivosas como: “cabelo de arame, nariz de batata e escurinha”. 

Segundo as autoras, esse dragão representa o racismo e é combatido pela menina com a força de poderes mágicos representados pela sua autoestima elevada e reconhecimento da sua ancestralidade. “Nós acreditamos que tão importante quanto incentivar o respeito às diferenças étnicas é trazer conhecimento sobre as nossas raízes históricas e estimular a valorização da cultura afro-brasileira entre as crianças”, explica Cássia Valle.

Falar de autoestima para crianças negras e ajudar a combater o preconceito racial nas escolas, através de um universo que mistura ludicidade, história, diálogo com a ancestralidade e responsabilidade crítica, esse é o propósito do novo livro de Cássia Valle e Luciana Palmeira, intitulado “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”.

O lançamento é aberto ao público e acontece oficialmente dia 26 de março, às 16h, na livraria Escarizdo Shopping Barra (Salvador). O pré-lançamento e venda online já está disponível com entrega para todo o Brasil através do site da Editora Malê.

A história também traz muitas questões que podem ser trabalhadas em sala de aula.  As perguntas apresentadas ao longo da narrativa, pela protagonista e demais personagens, e o jogo proposto pelos estudantes ao final da história para combater o discurso racista do dragão são um convite à reflexão e ao diálogo.

Esse é o terceiro livro que Cássia e Luciana lançam juntas. Em 2017, as autoras foram premiadas com o livro “Calu uma menina cheia de histórias” pela Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria melhor livro infanto-juvenil. A história virou espetáculo e também venceu o Prêmio Braskem de Teatro 2020.

SERVIÇO:

Lançamento do livro:  “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”

Autoras: Cássia Valle e Luciana Palmeira

Dia 26 de março (sábado), às 16h

Livraria Escariz (Shopping Barra)

Editora Malê

Valor: R$ 46

Pré-lançamento e Venda online: https://www.editoramale.com.br/product-page/aziza-a-preciosa-contadora-de-sonhos

Ilustrações: Edson de Souza

Prefácio: Carla Akotirene

Quarta Capa: Tia Má

Realização: Malê, Selo Calu Brincante e Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display