Voltado para crianças entre 5 e 12 anos, o livro trata do bullying e preconceito racial nas escolas e apresenta como protagonista Aziza, uma menina sonhadora, que conhece e ama suas raízes africanas, mas se sente ameaçada por um dragão que aparece em seus sonhos e grita frases raivosas como: “cabelo de arame, nariz de batata e escurinha”.
Segundo as autoras, esse dragão representa o racismo e é combatido pela menina com a força de poderes mágicos representados pela sua autoestima elevada e reconhecimento da sua ancestralidade. “Nós acreditamos que tão importante quanto incentivar o respeito às diferenças étnicas é trazer conhecimento sobre as nossas raízes históricas e estimular a valorização da cultura afro-brasileira entre as crianças”, explica Cássia Valle.
Notícias Relacionadas
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Autores premiados Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório lideram Clube de Leitura CCBB 2024 no mês da Consciência Negra
Falar de autoestima para crianças negras e ajudar a combater o preconceito racial nas escolas, através de um universo que mistura ludicidade, história, diálogo com a ancestralidade e responsabilidade crítica, esse é o propósito do novo livro de Cássia Valle e Luciana Palmeira, intitulado “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”.
O lançamento é aberto ao público e acontece oficialmente dia 26 de março, às 16h, na livraria Escarizdo Shopping Barra (Salvador). O pré-lançamento e venda online já está disponível com entrega para todo o Brasil através do site da Editora Malê.
A história também traz muitas questões que podem ser trabalhadas em sala de aula. As perguntas apresentadas ao longo da narrativa, pela protagonista e demais personagens, e o jogo proposto pelos estudantes ao final da história para combater o discurso racista do dragão são um convite à reflexão e ao diálogo.
Esse é o terceiro livro que Cássia e Luciana lançam juntas. Em 2017, as autoras foram premiadas com o livro “Calu uma menina cheia de histórias” pela Associação Paulista de Críticos de Arte na categoria melhor livro infanto-juvenil. A história virou espetáculo e também venceu o Prêmio Braskem de Teatro 2020.
SERVIÇO:
Lançamento do livro: “Aziza, a preciosa contadora de sonhos”
Autoras: Cássia Valle e Luciana Palmeira
Dia 26 de março (sábado), às 16h
Livraria Escariz (Shopping Barra)
Editora Malê
Valor: R$ 46
Pré-lançamento e Venda online: https://www.editoramale.com.br/product-page/aziza-a-preciosa-contadora-de-sonhos
Ilustrações: Edson de Souza
Prefácio: Carla Akotirene
Quarta Capa: Tia Má
Realização: Malê, Selo Calu Brincante e Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte
Notícias Recentes
Filmes natalinos com representatividade negra para assistir no feriado
Maria Bomani é indicada ao Prêmio APCA por atuação no longa “Bandida – A Número 1”