Entenda a alopecia, condição de sáude vivida por Jada Pinkett-Smith que causa a perda de cabelos

0
Entenda a alopecia, condição de sáude vivida por Jada Pinkett-Smith que causa a perda de cabelos
Foto: Getty.

Um dos assuntos que deu o que falar na noite do Oscar 2022 foi a discussão e o tapa que Will Smith deu em Chris Rock. O estopim para a briga foi uma piada sobre Jada Pinket-Smith, esposa de Will, ser careca. A falta de cabelos de Jada é causada por uma doença autoimune chamada alopecia areata.

“Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda varia, sendo que, em alguns casos, poucas regiões são afetadas. Em outros, a perda de cabelo pode ser maior. Há casos raros de alopecia areata total, nos quais o paciente perde todo o cabelo da cabeça; ou alopecia areata universal, na qual caem os pelos de todo o corpo”, explica a dermatologista Katleen Conceição.

No entanto, as quedas de cabelo também podem acontecer por reações a produtos químicos e procedimentos realizados nos cabelos. Em alguns casos, a queda pode nem ser percebida, por acontecer em pequenas áreas do corpo ou do couro cabeludo, não sendo muito perceptível em casos leves.

Para quem convive com a alopecia, cuidar da saúde emocional é fundamental. De acordo com a dermatologista Katleen Conceição, “as crises agudas de queda podem se associar a períodos críticos de estresse, tais como problemas no trabalho ou na família, mortes, cirurgias, acidentes etc. Embora a doença não seja clinicamente grave, pode afetar o estado emocional”.

Para a alopecia, não existe uma forma de prevenção. Mas se informar e conhecer os caminhos possíveis na convivência com esta condição é fundamental, inclusive, para reduzir a ansiedade que ela pode causar, além dos danos à autoestima. Adereços como turbantes, chapeús e perucas também podem ser aliados de quem não deseja adotar o visual careca.

Para o tratamento da doença, é fundamental buscara ajuda de dermatologistas com experência no assnto e nunca se automedicar.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display