Em uma cerimônia repleta de brancos saudáveis, Chris Rock opta por tirar sarro de uma mulher negra vulnerável

0
Em uma cerimônia repleta de brancos saudáveis, Chris Rock opta por tirar sarro de uma mulher negra vulnerável
Foto: Reprodução/Globoplay.

Neste último domingo (27), ocorreu a entrega do Oscar 2022 pela Academia de Artes Cênicas de Hollywood. Entretanto, o maior destaque não foi necessariamente a entrega dos prêmios, mas sim o tapa na cara que Will Smith deu no ator e comediante Chris Rock. De imediato, ninguém entendeu muito bem o que estava acontecendo e quando as ofensas começaram a ser verbais, deu para notar que não se tratava de um combinado.

Chris Rock decidiu fazer um comentário direcionado ao corte de cabelo de Jada Smith que passa por um processo difícil com uma doença autoimune que causa a queda de cabelo. Em seu comentário Chris Rock diz que gostaria de ver Jada Smith na sequência do filme G.I. Jane onde a protagonista é careca. 

Poster do filme “Até o Limite da Honra” (G.I. Jane).

Jada Smith já compartilhou em entrevistas o seu processo doloroso com a queda de cabelo e a piada durante a maior cerimônia do cinema a deixou completamente sem graça, causando a reação de Will Smith. 

Jada Pinkett Smith se demonstra desconfortável com a piada de Chris Rock.

Mas essa não foi a única vez que Chris Rock fez alguma piada ofensiva usando o nome de Jada Smith. Em 2016 Jada Smith liderou um boicote a cerimônia do Oscar devido ao fato de apenas pessoas brancas estarem concorrendo na premiação. A campanha, na época, foi responsável por diversas mudanças significativas nas regras da academia e como consequência trouxa premiações históricas para a comunidade negra. Na ocasião Chris Rock foi o apresentador e comentou sobre o boicote de Jada Smith: 

“Jada ficou brava, disse que não vem. Jada boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu não fui convidado”.

E não para por ai. Dois anos após esse episódio Will fez uma publicação desejando feliz aniversário para a sua ex, Sheree Zampino, e disse que ela é uma boa mãe. No post, Rock comentou: “Uau, você tem uma esposa muito compreensiva “, mencionando Jada.

Ao que parece, o episódio do Oscar 2022 foi um estopim de anos de indiretas e piadas infelizes.

O que aconteceu no Oscar causou diversas reações nas redes sociais. No Brasil a grande maioria das pessoas defenderam o ato de Will Smith, apesar de repudiarem a violência física como resposta.  Entre os que discordam de Will nota-se certo descaso com violência psicológica e agressões verbais vexatórias. É quase como se o fato de não doer fisicamente não fosse algo ruim. 

Muitos comediantes no Brasil utilizam de suas plataformas e shows para atacar e ofender grupos minoritários com piadas ofensivas e até mesmo criminosas. Alguns deles vieram a público reclamar da reação de Will Smith com comparações absurdas e ao observarmos seus históricos entendemos o porquê do medo da reação do público a essas violências disfarçadas de humor. 

Não é difícil notar que a grande maioria dos que criticam a atitude de Will são brancos e não é um exagero pontuar que muitos passam dos limites ao apontarem o tapa como um ato “primitivo” de “selvageria”. 

Não é segredo que a relação de mulheres negras com seus cabelos é um ponto sensível de discussão devido a séculos de opressões racistas na nossa sociedade. Jada já falou sobre isso em entrevistas e vem passando por momentos difíceis com sua doença. Em uma cerimônia repleta de brancos saudáveis para se fazer piada Chris Rock opta por tirar sarro de uma mulher negra vulnerável.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display