Enedina Alves ganha os traços de Milena em homenagem da Maurício de Sousa Produções

0
Enedina Alves ganha os traços de Milena em homenagem da Maurício de Sousa Produções

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado em 23 de junho, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) homenageia Enedina Alves Marques (1913-1981), primeira mulher negra a se formar em Engenharia no Brasil. A personagem Milena foi escolhida para representar Enedina na homenagem feita no site oficial da MSP dentro do projeto Donas da Rua da História, que traz visibilidade a grandes nomes de meninas e mulheres que fizeram a diferença.

Milena empresta os traços À Enedida Alves na homenagem da MSP

Enedina passou a adolescência em casas de família fazendo trabalho doméstico, mas contra todas as probabilidades foi diplomada professora normalista em 1931, aos 18 anos de idade, profissão comum entre mulheres da época. Contrariando as tradições daqueles tempos, em 1939, apresentou um requerimento escrito à mão solicitando a inscrição para os exames do curso complementar de pré-engenharia da Faculdade de Engenharia do Paraná (FEP).

Notícias Relacionadas


Enedina Alves foi aluna de engenharia Civil da Faculdade de Engenharia do Paraná (FEP) e recebeu o diploma em 1945, aos 32 anos. Com sua coragem e persistência, apesar dos preconceitos e reprovações que sofreu na época, nunca desistiu da carreira tão pouco comum para mulheres, ainda mais mulheres negras.

Para Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, a Enedina deixou seu legado e um exemplo a ser seguido. “Um dos pilares do Donas da Rua é incentivar o interesse das meninas pelas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para que tenhamos mais mulheres nessas áreas no futuro. A história de Enedina precisa ser conhecida para inspirar as novas gerações”, reforça.

Criado em 2016, o Donas da Rua tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para que se tornem exemplo, incentivem e conscientizem outras meninas e mulheres de que todas são capazes de marcar a história da humanidade. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Referências:

UFPR

Fundação Palmares

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display