Empreendedorismo digital para pessoas negras: como começar seu negócio online

0
365
Foto: Reprodução/Internet

Por: Movimento Black Money

O empreendedorismo digital nunca esteve tão evidente quanto agora, em meio à pandemia do novo coronavírus. Empresas de todos os tamanhos e setores estão precisando se reinventar para driblar o isolamento social, sem colocar a saúde de colaboradores e clientes em risco, e a migração para o mundo online é a melhor saída encontrada.

Neste artigo, o Movimento Black Money fala sobre o empreendedorismo digital, a sua relação com a COVID-19 e ainda dá dicas para você levar o seu negócio para a internet com segurança e boas chances de sucesso. Confira!

Qual é a relação do empreendedorismo digital com a pandemia do COVID-19?

A COVID-19 se espalhou pelo mundo de forma muito rápida e agressiva. Um inimigo invisível e ainda desconhecido, que nos deixou apenas uma alternativa para combatê-lo: o isolamento social. Os impactos dessa solução para a economia mundial são inquestionáveis, principalmente para comunidade negra, mas é preciso observar as oportunidades que surgem diante de tantas dificuldades.

O empreendedorismo digital ganhou forças na luta contra a falência de muitas empresas e abriu novas portas para quem ainda não tinha coragem de se aventurar pelo universo online. Veja os pontos que mais se destacam nessa relação da crise com as oportunidades que ela gera.

Maior Aceitabilidade Do Mercado Para O Online

A orientação da Organização Mundial da Saúde é simples e clara: fique em casa. Logo, as pessoas estão sendo obrigadas a se adaptarem a uma nova forma de consumo, tanto de produtos quanto de serviços. Aqueles que ainda eram resistentes, ficaram sem alternativas e precisaram mudar seus hábitos para garantir sua sobrevivência.

Novas Oportunidades De Negócios

Toda crise gera oportunidades. O fato de lidar com portas sendo fechadas estimula a nossa criatividade em busca de soluções que ajudem a contornar a situação. Empresas de cosméticos passaram a produzir álcool em gel, costureiras passaram a produzir máscaras, restaurantes passaram a adotar o delivery, entre vários outros exemplos.

Perenidade Das Ações Digitais Pós-Pandemia

Um ponto muito importante a ser destacado é que grande parte das mudanças provocadas pelo novo coronavírus farão parte dos novos hábitos da sociedade. Pegando o recorte do empreendedorismo digital, o isolamento social deu o empurrãozinho que os empresários e clientes precisavam para aceitar o formato e incluí-lo em sua rotina. 

Será Que Meu Negócio Pode Ser Digital?

Antes da pandemia era mais difícil enxergar alguns tipos de negócio sendo realizados de forma online. Hoje, com tantos entraves para a socialização, ficou mais fácil perceber quão longe as empresas podem ir com a ajuda de ferramentas digitais.

Quem atua na produção e venda de produtos tem mais mais facilidade em realizar todas as transações online. Na parte de serviços, alguns são mais complicados de serem oferecidos sem um contato presencial, como os serviços de beleza. Contudo, é possível adaptá-los, oferecendo cursos e atendimento em domicílio, caso seja seguro.

Como Levar O Meu Negócio Para O Digital?

Seja qual for o tipo de negócio que você tenha, é possível empreender online e seguir faturando durante a crise. Confira alguns passos essenciais para que tudo saia bem.

Adapte O Seu Negócio Para O Novo Formato

A venda presencial é bem diferente da venda online. É preciso fornecer informações mais detalhadas dos produtos e serviços, além de contar com uma reputação impecável, que transmita segurança e confiança aos clientes. Todo o processo deve ser revisto, desde a produção e apresentação até o atendimento e entrega.

Escolha Uma Boa Plataforma De Vendas

O meio utilizado para a realização das vendas tem um impacto importante no sucesso de uma estratégia online. A plataforma deve ser segura e confiável, o que garante mais tranquilidade tanto para os clientes quanto para você, como vendedor.

Tenha Uma Boa Estratégia De Divulgação

Existe um ditado no mundo da propaganda que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. Na internet acontece o mesmo. As pessoas precisam saber que o seu negócio existe, o que ele faz e como se tornar cliente. Você deve elaborar uma boa estratégia de divulgação, que inclua o uso de redes sociais e a veiculação de anúncios, por exemplo. 

Quais Os Cuidados Extras Que Precisam Ser Tomados Nesse Momento De Crise?

Em tempos de pandemia, os cuidados a serem tomados ganham um sentido um pouco diferenciado. Por um lado, deve haver a preocupação com as questões sanitárias, para evitar a proliferação do vírus. Por outro, a venda online é uma novidade para muitas empresas e clientes, o que requer um pouco mais de paciência e ações didáticas. 

Veja algumas recomendações básicas:

  • aumente o rigor da rotina de higiene;
  • registre e mostre para os clientes os cuidados que estão sendo tomados;
  • forneça informações detalhadas sobre o processo de compra;
  • ofereça um atendimento mais empático e personalizado.

O empreendedorismo digital é uma tendência do mercado desde a expansão da internet. Diante da pandemia do novo coronavírus, toda a sociedade está sendo obrigada a adotar os meios online de comunicação e consumo, o que abre portas para novos hábitos. Quanto antes a sua empresa ingressar nesse universo, mais chances terá de sair dessa crise ainda mais forte do que entrou.

Comments