O Movimento das Mulheres Sambistas realizará nos próximos dias 11, 12 e 13 de abril o “Viradão – Dia da Mulher Sambista”, evento totalmente online, através do Instagram do Coletivo, com participação de cantoras, musicistas e DJ’s ao vivo. Entre elas, Teresa Cristina, Thais Macedo, Marina Iris, Ana Costa, e muitas outras.
A primeira edição do Dia da Mulher Sambista aconteceu no ano passado, de forma presencial, e foi realizado na Cinelândia, centro do Rio, reunindo cerca de cinco mil pessoas, mais de 100 artistas, e criando 40 postos de trabalho para mulheres do mundo do samba. Em decorrência do novo Coronavírus e da necessidade do isolamento social, a comemoração esse ano será pela internet. Serão lives de 1 hora, sempre das 15h à 1h da manhã. O Dia da Mulher Sambista é comemorado em 13 de abril para homenagear o nascimento de Dona Ivone Lara, a primeira mulher a estar numa ala de compositores e quebrar o estigma da composição de samba ser do universo masculino.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
O Movimento das Mulheres Sambistas vinha preparando um grande evento presencial, mas a pandemia do Covid-19 mudou os planos do Coletivo, “o Dia da Mulher Sambista é um evento no qual vínhamos trabalhando muito! Tudo bem, a gente sabe que quando isso tudo passar, vai ser ainda maior do que planejamos”.
Num cenário de pouca visibilidade para a mulher no samba, o Movimento busca organizar, fomentar e difundir ações que promovam o protagonismo feminino neste universo. Fazem parte mulheres das mais diversas áreas de atuação, que se reúnem para buscar espaço, lutar por igualdade e respeito.
https://www.instagram.com/p/B-s5Z_nJ0HC/
Notícias Recentes
A luta faz a lei: entenda a cronologia do “Feriado de Zumbi”
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer