O  reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e presidente da ONG Afrobras, professor-doutor José Vicente, se reuniu com o Presidente dos Correios Guilherme Campos e vice-presidente de Gestão Estratégica de Pessoas, Heli Siqueira em uma cerimônia em Brasília no dia 21 de março para a assinatura da carta de adesão da estatal aos Termos da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.  

“O projeto prevê ações,  realizações e comprometimentos  para a inclusão , desenvolvimento e empoderamento do jovem profissional negro no mercado de trabalho, ambiente corporativo e  no ambiente empresarial e ainda implementa ação de conscientização, sensibilização e valorização  da diversidade como valor  empresarial substantivo”, explica Vicente.

A Iniciativa da Afrobras pretende reunir as trezentas maiores empresas públicas e privadas  e  duzentos formadores de opinião de relevância nacional e internacional para fortalecimento e alcance dos objetivos desse projeto. De acordo com Jose Vicente,  Os Correios são a trigésima empresa a se associar.

Durante o evento, Guilherme Campos, presidente dos Correios, enfatizou que a empresa adere ao compromisso de forma voluntária e que, embora ações como esta tenham reflexos de longo prazo nas empresas, não se verifica preconceito de credo, raça ou cor nos Correios. “Este, para nós, é apenas um ato simbólico, a reafirmação das práticas inclusivas nos Correios, com igualdade de oportunidades, de condições e de crescimento na organização”.

“O governo é o maior comprador e, portanto, pode ser um importante influenciador do mercado. As grandes empresas públicas, pela força do poder influenciador governamental, e, pela força a de indução frente sua cadeia de fornecedores e steakholders pode desempenhar papel extraordinário na formulação e consolidação de agendas importantes para o ambiente corporativo e, sobretudo para sociedade. Pelo seu histórico e idiossincrasias, a diversidade racial, no Brasil, seguramente, será sempre uma agenda destacada e prioritária”, finaliza Vicente.

Para conhecer as outras empresas que aderiram ao termo de igualdade racial da Afrobras acesse o site: https://www.iniciativaempresarial.com.br/home

Comments

comments