“Eles são o futuro do Brasil” Correio Brazilense admite erro em foto só com crianças brancas

0
867

A Internet não perdoou e com razão, a falta de representatividade na foto que ilustrava um texto do jornal Correio Braziliense sobre o Dia das Crianças. Ou os editores estariam prevendo o extermínio de pessoas não negras, ou alguém ali não considera crianças de pele escura ou orientais, como protagonistas do Brasil do futuro.

Não foram 3 ou 10, foram 17 crianças com menos de 5 anos, todas brancas na foto do jornal que ilustrava o texto “Eles são o futuro do Brasil”.

Fato é que é a repercussão negativa fez com que o  Correio tivesse que publicar um pedido de desculpas. “Leitores protestaram contra a hegemonia branca. Com razão. Foi um erro gravíssimo! O Brasil é um país miscigenado em que convivem pessoas de diferentes origens, diferentes credos, diferentes tendências políticas. O tabuleiro de raças, cores e culturas é que faz o Brasil Brasil”, disse a nota.

O resto da nota, foi um pouco de auto-bajulação, usando o histórico do jornal para justificar um ato falho. Na verdade, além de citar toda essa retórica com toques de democracia racial, o jornal poderia mencionar os contextos históricos não de si próprio, mas sim de como esse “tabuleiro de raças” foi configurado.

“A coluna 360 Graus publicada no Dia da Criança não representa a postura e a opinião do Correio Brasiliense. A trajetória do periódico da capital tem uma marca registrada — luta pela diversidade. E o Correio seguirá nessa luta”, finaliza a nota.

A gente só torce para ter pessoas negras no conselho editorial, para sermos poupados de publicações que fazem de conta que não existimos.

Comments

Comentários