Eleições antirracistas: Movimento Negro faz petição que pede cotas eleitorais

0
2402

Organizações que fazem parte do movimento negro lançaram um site com petições que pedem aos Ministros da Justiça Eleitoral a colocarem em pauta e aprovem a distribuição proporcional do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do tempo de propaganda eleitoral para candidatos negros.

Com o apoio de mais de 150 movimentos, mas conduzido pelo Instituto Marielle Franco e pela Educafro em conjunto com Mulheres Negras Decidem e Coalização Negra, o projeto pode ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se isso ocorre, o fundo partidário e eleitoral serão destinados de forma proporcional pelos partidos a candidatos negros.

O presidente do TSE, Luís Barroso, aprovou a ideia da petição e alegando que “mais do que um problema individual, o racismo está inserido nas estruturas políticas, sociais, econômicas e no funcionamento das instituições, o que permite a reprodução e perpetuação da desigualdade de oportunidades da população negra”.

O julgamento sobre as cotas para os candidatos negros foram suspensos por um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. O movimento pede pela sua retomada.

Atualmente, dois dos ministros do STE votaram a favor das cotas antirracistas, mas é preciso de uma quantidade maior para que ela seja aprovada, a petição pede a volta do julgamento.

Comments