Mesmo com muito trabalho e estudo, você não se sente bom o suficiente para merecer as suas conquistas? Saiba que até o gênio do “This is America”, Donald Glover, também conhecido como Childish Gambino já teve um forte complexo de inferioridade.
O interprete de Simba, na nova versão de O Rei Leão conversou sobre insegurança e Síndrome do Impostor, durante uma entrevista para o site americano Shadow and Act. A estrela de Atlanta já duvidou de si quando foi convidado para ser roteirista do popular seriado americano 30 Rock.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
“Eu acabava de ter começado meu trabalho como roteirista do 30 Rock e era o o único negro e o mais jovem da equipe. E lá tinham pessoas que participaram do Frasier e Friends. Era gente dá pesada”, disse o cantor.
Glover revelou que depois de algumas semanas, eles falou com seu pai sobre sentir que não era bom o suficiente para estar lá. “Meu pai disse ‘Eles sabem o que estão fazendo ou você não estaria lá’“, explicou Glover.
“Você sente um tipo de Síndrome do Impostor às vezes, onde você acha que é tudo sorte, sabe, mas na verdade não é”, diz ele. “Por mais que pareça ser sorte e seja sorte, não é só isso”.
A Síndrome do Impostor atinge muitas pessoas negras que ao avançarem em suas carreiras, são muitas vezes os únicos rostos mais escuros do ambiente. Isso gera uma sensação de inferioridade e questionamento sobre sua real competência para estar naquele naquela posição.
Muitos se sentem uma fraude, como se estivessem lá por outros motivos que não sua própria competência e há pessoas que se auto-sabotam, cometendo falhas para serem “descobertas” como uma farsa. Quem sofre desse síndrome também tem grande dificuldades para aceitar elogios.
Pessoas que se sentem assim, devem conversar sobre o assunto com amigos e familiares e em casos mais graves, onde o desempenho profissional começa a ser prejudicado, uma ajuda terapêutica é essencial.
Notícias Recentes
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro