Dirigida por Elisa Lucinda, Festa da Palavra traz Lázaro Ramos, Ellen Oléria e Chico César como convidados

0
Dirigida por Elisa Lucinda, Festa da Palavra traz Lázaro Ramos, Ellen Oléria e Chico César como convidados

A  1ª  edição da feira literária nacional Festa da Palavra acontecerá entre os dias 22 e 25 de julho. Com direção artística da atriz, escritora e poetisa capixaba Elisa Lucinda, com transmissão online e gratuita pelo canal do evento no YouTube, a iniciativa é um estímulo ao hábito da leitura, intencionando aproximar os leitores dos escritores da língua portuguesa e celebrar o encontro dos autores com o público.

Imagem:Jonathan Estrella

A própria Elisa Lucinda apresenta seu espetáculo “Palavra é Poder” no dia da abertura da feira, que acontece em Itaúnas (Espírito Santo). “Achei que seria muito natural realizar uma festa literária aqui, para que, nacional e internacionalmente, fossem mais reconhecidas suas maravilhas, seu Parque Ecológico, sua culinária especialíssima, a beleza de seu rio, seu forró, sua vida sofisticadamente simples e, por isso mesmo, muito boa. Assim nasceu a Festa da Palavra”, relembra a artista, que possui casa no local onde desenvolveu parte de sua obra literária.

Notícias Relacionadas


Dentre os 23 convidados estão confirmados autores e personalidades como o músico Chico César, o ator Lázaro Ramos, o escritor e professor indígena Daniel Munduruku, o escritor capixaba Caê Guimarães, o poeta cabo-verdiano Filinto Elísio e as escritoras Bernadette Lyra e Maria Rezende. O evento conta ainda com apresentações musicais e teatrais, oficina de Kuisam de Oliveira e palestra de Joel Zito Araújo.

Entre os shows musicais o destaque fica por conta de duas cantoras e ativistas dos direitos das mulheres negras e LGBTQ+, Bia Ferreira e Ellen Oléria. Ambas trazem em seu repertório músicas de força e empoderamento das mulheres negras.

Devido à pandemia de Covid-19, em sua primeira edição o evento será totalmente online, sem a presença de público. “O nome do projeto tem um propósito de comemorar a palavra, afinal, ela está na base da maioria dos entretenimentos: livros, cinemas, novelas, séries – tudo nasce na palavra. Fazer uma festa onde a colocamos em seu lugar de rainha, em seu patamar de grande celebrante, pode exercer um papel importantíssimo na formação de leitores, e na inspiração de professores e alunos e tantos outros profissionais”, celebra Elisa.

A realização do evento é do Instituto Manguerê e do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura. A produção é da MM Projetos Culturais e o festival conta com o apoio da Secretaria da Cultura do ES, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da prefeitura municipal de Conceição da Barra e da Sociedade dos Amigos Por Itaúnas (SAPI).

SERVIÇO:

1ª FESTA DA PALAVRA

Quando: 22 a 25 de julho

Horário: A partir das 16h

Onde: Canal do evento no YouTube

EVENTO GRATUITO

PROGRAMAÇÃO FESTA DA PALAVRA – 22 a 25 de julho de 2021

DIA 22/07 – quinta-feira

16h – Abertura (presença do Secretário de Cultura do ES, Fabrício Noronha, e do Governador do Estado, Renato Casagrande)

Homenagem a Patrona da Festa – Sra. Maria Filina

16h35 – Espetáculo “Palavra é Poder”, com Elisa Lucinda

17h30 – Mesa: “Histórias do meu mundo”, Marcelino Freire, Caê Guimarães, Tom Farias e Elisa Lucinda.

19h – Show – Juliano Gauche

DIA 23/07 – sexta-feira

16h – Mesa “Como me tornei escritora”, Kiusam de Oliveira, Bernadete Lyra e Maria Rezende.

18h – Ações Literárias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benônio Falcão de Gouvêa, de Itaúnas

18h15 – Mesa “A força poética das narrativas”, com João Carrascoza, Elisa Lucinda e Filinto Eliseo

19h45 – Bate papo Musical, com Chico César e Elisa Lucinda

DIA 24/07 – sábado

16h – Mesa “A arte e a liberdade para amar”, com Valentine, Jean Willys, Viviane Mosé e Elisa Lucinda.

17h45 – Mesa “Na minha pele”, com Elisa Lucinda e Lázaro Ramos.

19h05 – Palestra “O cinema negro diaspórico”, com Joel Zito.

20h05 – Espetáculo “Na boca da Palavra” – Elisa e Geovana Pires.

21h05 – Show – Bia Ferreira

DIA 25/07 – domingo

16h – Oficina “Corporeidade Poética: Transcendendo o Corpo a partir da Ancestralidade Africana”, com Kiusam de Oliveira.

16h50 – Exibição do Filme “Itaúnas Sempre Vivo, da foz à nascente” – direção: Jefferson de Albuquerque Junior e Kika Gouvêa. Realização: SAPI – Sociedade Amigos de Itaúnas.

17h30 – Mesa “Salve o rio Itaúnas”, com Daniel Munduruku, Martha Tristão e Márcia Lederman (SAPI).

19h25 – Show – Ellen Oléria

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display