A 1ª edição da feira literária nacional Festa da Palavra acontecerá entre os dias 22 e 25 de julho. Com direção artística da atriz, escritora e poetisa capixaba Elisa Lucinda, com transmissão online e gratuita pelo canal do evento no YouTube, a iniciativa é um estímulo ao hábito da leitura, intencionando aproximar os leitores dos escritores da língua portuguesa e celebrar o encontro dos autores com o público.
A própria Elisa Lucinda apresenta seu espetáculo “Palavra é Poder” no dia da abertura da feira, que acontece em Itaúnas (Espírito Santo). “Achei que seria muito natural realizar uma festa literária aqui, para que, nacional e internacionalmente, fossem mais reconhecidas suas maravilhas, seu Parque Ecológico, sua culinária especialíssima, a beleza de seu rio, seu forró, sua vida sofisticadamente simples e, por isso mesmo, muito boa. Assim nasceu a Festa da Palavra”, relembra a artista, que possui casa no local onde desenvolveu parte de sua obra literária.
Notícias Relacionadas
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Dentre os 23 convidados estão confirmados autores e personalidades como o músico Chico César, o ator Lázaro Ramos, o escritor e professor indígena Daniel Munduruku, o escritor capixaba Caê Guimarães, o poeta cabo-verdiano Filinto Elísio e as escritoras Bernadette Lyra e Maria Rezende. O evento conta ainda com apresentações musicais e teatrais, oficina de Kuisam de Oliveira e palestra de Joel Zito Araújo.
Entre os shows musicais o destaque fica por conta de duas cantoras e ativistas dos direitos das mulheres negras e LGBTQ+, Bia Ferreira e Ellen Oléria. Ambas trazem em seu repertório músicas de força e empoderamento das mulheres negras.
Devido à pandemia de Covid-19, em sua primeira edição o evento será totalmente online, sem a presença de público. “O nome do projeto tem um propósito de comemorar a palavra, afinal, ela está na base da maioria dos entretenimentos: livros, cinemas, novelas, séries – tudo nasce na palavra. Fazer uma festa onde a colocamos em seu lugar de rainha, em seu patamar de grande celebrante, pode exercer um papel importantíssimo na formação de leitores, e na inspiração de professores e alunos e tantos outros profissionais”, celebra Elisa.
A realização do evento é do Instituto Manguerê e do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura. A produção é da MM Projetos Culturais e o festival conta com o apoio da Secretaria da Cultura do ES, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da prefeitura municipal de Conceição da Barra e da Sociedade dos Amigos Por Itaúnas (SAPI).
SERVIÇO:
1ª FESTA DA PALAVRA
Quando: 22 a 25 de julho
Horário: A partir das 16h
Onde: Canal do evento no YouTube
EVENTO GRATUITO
PROGRAMAÇÃO FESTA DA PALAVRA – 22 a 25 de julho de 2021
DIA 22/07 – quinta-feira
16h – Abertura (presença do Secretário de Cultura do ES, Fabrício Noronha, e do Governador do Estado, Renato Casagrande)
Homenagem a Patrona da Festa – Sra. Maria Filina
16h35 – Espetáculo “Palavra é Poder”, com Elisa Lucinda
17h30 – Mesa: “Histórias do meu mundo”, Marcelino Freire, Caê Guimarães, Tom Farias e Elisa Lucinda.
19h – Show – Juliano Gauche
DIA 23/07 – sexta-feira
16h – Mesa “Como me tornei escritora”, Kiusam de Oliveira, Bernadete Lyra e Maria Rezende.
18h – Ações Literárias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benônio Falcão de Gouvêa, de Itaúnas
18h15 – Mesa “A força poética das narrativas”, com João Carrascoza, Elisa Lucinda e Filinto Eliseo
19h45 – Bate papo Musical, com Chico César e Elisa Lucinda
DIA 24/07 – sábado
16h – Mesa “A arte e a liberdade para amar”, com Valentine, Jean Willys, Viviane Mosé e Elisa Lucinda.
17h45 – Mesa “Na minha pele”, com Elisa Lucinda e Lázaro Ramos.
19h05 – Palestra “O cinema negro diaspórico”, com Joel Zito.
20h05 – Espetáculo “Na boca da Palavra” – Elisa e Geovana Pires.
21h05 – Show – Bia Ferreira
DIA 25/07 – domingo
16h – Oficina “Corporeidade Poética: Transcendendo o Corpo a partir da Ancestralidade Africana”, com Kiusam de Oliveira.
16h50 – Exibição do Filme “Itaúnas Sempre Vivo, da foz à nascente” – direção: Jefferson de Albuquerque Junior e Kika Gouvêa. Realização: SAPI – Sociedade Amigos de Itaúnas.
17h30 – Mesa “Salve o rio Itaúnas”, com Daniel Munduruku, Martha Tristão e Márcia Lederman (SAPI).
19h25 – Show – Ellen Oléria
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana