Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância abre inquérito para apurar racismo no BBB19

0
Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância abre inquérito para apurar racismo no BBB19

Finalmente uma providência foi tomada a cerca dos diversos “episódios” de racismo e intolerância religiosa por parte de alguns participantes do Big Brother Brasil 2019. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro (Degradi) abriu inquérito para apurar as declarações racistas feitas por Paula von Sperling e Maycon Santos na casa do BBB.

Recentemente, comentamos sobre a falta de posicionamento da Rede Globo, em especial, da direção do programa, que aparenta não se importar com as injurias praticadas pelos “brothers”. Deles, não devemos esperar nada, mas não é por isso que deixaremos de contestar e lutar pelos nossos.

https://mundonegro.inf.br/mundonegro/globo-se-cala-diante-do-racismo-explicito-de-participante-do-bbb-19/

Na última semana ocorreram algumas situações com Paula e Maycon. Desde a sister ter dito que tem medo de religião de matriz africana e também da “Oxum” de Rodrigo França, a Maycon ter visto “assombração” em um momento de afeto entre Rodrigo e Gabi, que são amigos e estavam ouvindo a música “Identidade”, de Jorge Aragão. Um momento lindo e de perfeita conexão entre ambos.

Nossa existência, nossa troca, nosso afeto, tudo isso incomoda tanto o branco. Eles sempre usam várias desculpas para serem racistas e desrespeitar, inclusive, nossa fé. “Ah, porque Deus é maior”, disse Paula. Como se o que cultuássemos fosse o que? Nossos deuses, sejam eles Orixás, Nkisses, Voduns, estão abaixo do “deus todo poderoso” dos brancos? Nunca estiveram. São divindades e únicas!

Sempre fomos rebaixados, desde a época da escravidão. Mas foi-se o tempo de “tolerar”. Devemos continuar lutando, contestando, tal como fizeram nossos ancestrais que aqui nesta terra foram escravizados. Admiro a paciência de Gabriela e Rodrigo, eu não desgastaria meu emocional e não perderia tempo com pessoas como Paula, Hariany, Maycon, Diego, todos racistas!

Em nota, a Degradi afirma que irá apurar o ocorrido, que está analisando as declarações. As investigações estão sob sigilo. Vamos aguardar a continuidade disso e espero que os racistas sejam punidos.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display