Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância abre inquérito para apurar racismo no BBB19

0
378

Finalmente uma providência foi tomada a cerca dos diversos “episódios” de racismo e intolerância religiosa por parte de alguns participantes do Big Brother Brasil 2019. A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro (Degradi) abriu inquérito para apurar as declarações racistas feitas por Paula von Sperling e Maycon Santos na casa do BBB.

Recentemente, comentamos sobre a falta de posicionamento da Rede Globo, em especial, da direção do programa, que aparenta não se importar com as injurias praticadas pelos “brothers”. Deles, não devemos esperar nada, mas não é por isso que deixaremos de contestar e lutar pelos nossos.

Globo se cala diante do racismo explícito de participante do BBB 19

Na última semana ocorreram algumas situações com Paula e Maycon. Desde a sister ter dito que tem medo de religião de matriz africana e também da “Oxum” de Rodrigo França, a Maycon ter visto “assombração” em um momento de afeto entre Rodrigo e Gabi, que são amigos e estavam ouvindo a música “Identidade”, de Jorge Aragão. Um momento lindo e de perfeita conexão entre ambos.

Nossa existência, nossa troca, nosso afeto, tudo isso incomoda tanto o branco. Eles sempre usam várias desculpas para serem racistas e desrespeitar, inclusive, nossa fé. “Ah, porque Deus é maior”, disse Paula. Como se o que cultuássemos fosse o que? Nossos deuses, sejam eles Orixás, Nkisses, Voduns, estão abaixo do “deus todo poderoso” dos brancos? Nunca estiveram. São divindades e únicas!

Sempre fomos rebaixados, desde a época da escravidão. Mas foi-se o tempo de “tolerar”. Devemos continuar lutando, contestando, tal como fizeram nossos ancestrais que aqui nesta terra foram escravizados. Admiro a paciência de Gabriela e Rodrigo, eu não desgastaria meu emocional e não perderia tempo com pessoas como Paula, Hariany, Maycon, Diego, todos racistas!

Em nota, a Degradi afirma que irá apurar o ocorrido, que está analisando as declarações. As investigações estão sob sigilo. Vamos aguardar a continuidade disso e espero que os racistas sejam punidos.

Comments

Comentários