“A primeira modelo de Oaxaca chega à capa da Vogue de julho. Ela é Karen Vega, uma jovem mulher com muitos sonhos para realizar e paradigmas para demolir ”, cita o texto que Vogue escreveu para apresentar à sua capa mais recente.
Karen tem 18 anos e é a primeira modelo de Oaxaca a aparecer na capa da famosa revista de moda Vogue, em sua versão para o México.
Ela aparece na capa da publicação usando um vestido de cor rosa intensa e abraçando um galo branco, enquanto no fundo o verde da zona rural de Oaxacan é observado.
Notícias Relacionadas
Zezé Motta lidera a quarta temporada do Especial Mulher Negra no E! Entertainment
Julho das Pretas: Capital baiana recebe atividades culturais e formativas para empreendedoras negras no próximo domingo
A jovem é natural de Oaxaca de Juárez e iniciou sua carreira como modelo pelas mãos da estilista Pompi García, que a convidou para colaborar em seu projeto “Magical Realism”, para o qual buscava especificamente uma pele “marrom”. Mais tarde, o designer a convidou para fazer parte de sua agência de modelos, Talento Espina.
Com isso, a empresa mexicana Barragán entrou em contato com ela para participar de seu desfile de outono-inverno 2020 na Cidade do México.
Embora ela reconheça que o caminho que ela percorreu no mundo da moda foi complicado, ela acredita firmemente no respeito à diversidade e ao trabalho dos outros.
Oaxaca de Juárez é a capital do estado de Oaxaca, fica ao sul do México e conta com cerca de 526 mil habitantes, situada numa altitude de 1550 metros sobre o nível do mar.
No ano de 2006, a cidade de Oaxaca foi palco de um grande processo de lutas populares, iniciadas pela categoria dos professores, que levou à formação da APPO. A “Comuna de Oaxaca”, como ficou conhecido o movimento, começou a ser pesadamente atacada por tropas da Polícia Federal Preventiva do México.
Karen não foi a única mulher de Oaxaca a colocar o orgulho mexicano no alto da prestigiosa revista de moda.
Cook Abigail Mendoza também foi destaque em uma entrevista para a Vogue México em outubro de 2019. Seu restaurante, Tlamanalli, é reconhecido internacionalmente e considerado um dos melhores de Oaxaca.
Yalitza Aparicio, atriz de Oaxacan indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme Roma foi retratada na capa da edição de janeiro de 2019 da Vogue no México. A atriz falou sobre sua vida antes de começar a atuar.
Notícias Recentes
A violência de Estado e a barbárie cotidiana no Brasil
Deputado Pastor Henrique Vieira critica onda de violência policial no Brasil: "Fracasso ético civilizatório"