Conheça a Chef Celinha Miranda, 1ª mulher negra a ingressar na Academia de Culinária da França, e seu belo restaurante em Paris

0
Conheça a Chef Celinha Miranda, 1ª mulher negra a ingressar na Academia de Culinária da França, e seu belo restaurante em Paris
Imagem: Divulgação

Professora de inglês que estava acostumada a cozinhar em ocasiões especiais para a família e os amigos junto com o seu companheiro, Gustavo Dalla Colletta Mattos, se formou na conceituada escola ‘Cordon Bleu’ e abriu seu restaurante em Paris.

Após viajar para a capital francesa para fazer o curso de culinária, o casal se apaixonou pela França e compraram um imóvel de 150 metros quadrados no local. Hoje, fazem de seu aconchegante apartamento na 15ème arrondissement, em Paris, um restaurante com vista magnifica para a Torre Eiffel.

Concedido por ser uma extensão da casa de seus frequentadores, o restaurante – que poderíamos dizer que mostra aconchego até no nome, Chez Nous Chez Vous, leva o charme do casal. “Decidimos comprar este apartamento em 2006, pois achamos que pagar aluguel era um desperdício. Então, saímos à procura de um lugar que fosse legal e que mantivesse um charme com nosso jeito. Encontramos este lugar e nos apaixonamos de cara. Amor à primeira vista”, conta Celinha. 

Imagem: Divulgação


Depois de passar por renomados restaurantes da capital francesa (Celinha chegou a trabalhar no Apicius, de Jean-Pierre Vigato e Luc Besson), ela mostra-se encantada com seu “voo solo”, na rua Saint-Charles, o casal recebe dez pessoas, no máximo, por jantar.

Com hora marcada, os interessados pagam entre 120 e 150 euros, podendo levar a própria bebida, além de terem a chance de participar do preparo do cardápio. Até um passeio pela feira para escolha dos ingredientes é uma opção para quem prefere acompanhar de perto todas as etapas.

“Temos na rua de casa uma quitanda, três açougues, sendo que um deles é especializado em aves e caça. Ainda há padarias, lojas de chocolate, floricultura, especialistas em queijos e vinhos, supermercados e uma feira incrível, que acontece todas as terças e sextas. Em um passeio por ali, não se tem dúvida de que se está mesmo em Paris. Ainda mais quando olhamos da janela e contemplamos a maravilhosa Torre Eiffel, sempre nos espionando”, lembra a chef.

O ambiente interno em conjunto com o tempero mostra a individualidade do lugar, o chef e companheiro de Celinha a mais de 15 anos falou um pouco mais sobre o restaurante: “O Alfredo [Amigo do casal] nos inspirou a fazer uma cozinha aberta para a sala. Sempre que ele nos visitava com sua família no antigo apartamento, ficávamos separados, pois a cozinha era minúscula e não era integrada. Ele nos fez um desenho, e adoramos. Passamos a obra para Márcia Jardim, que nos ajudou plenamente e, seis meses depois, estava pronta a cozinha com que tanto sonhávamos. Gastamos muito, e nada mais justo do que querer ganhar dinheiro com ela. Foi daí que nasceu o projeto Chez Nous Chez Vous”, explica Gustavo.

Imagem: Divulgação


O décor é assinado pela arquiteta Márcia Jardim, que também realizou a cozinha dos sonhos da dupla, idealizada pelo amigo e construtor Alfredo –Brando – citado acima. 
Celia Miranda Mattos tem Diploma Profissional de Cozinha na “Le Cordon Bleu” e trabalhou no restaurante “Apicius”, 2 estrelas do Michelin, com o chef Jean-Pierre Vigato, ainda com experiência como assistente pessoal dos grandes chefs da escola Le Cordon Bleu durante 1 ano e fez estágio de três meses no Restaurante “Je The Me”, do Chef Jacky Larsonneur, para aperfeiçoamento da cozinha francesa de outrora.

Além de todas as suas atribuições, a chef ainda conta com o “papoteando com Celinha”, seu canal no youtube.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display