Conheça a Chef Celinha Miranda, 1ª mulher negra a ingressar na Academia de Culinária da França, e seu belo restaurante em Paris

0
1343
Imagem: Divulgação

Professora de inglês que estava acostumada a cozinhar em ocasiões especiais para a família e os amigos junto com o seu companheiro, Gustavo Dalla Colletta Mattos, se formou na conceituada escola ‘Cordon Bleu’ e abriu seu restaurante em Paris.

Após viajar para a capital francesa para fazer o curso de culinária, o casal se apaixonou pela França e compraram um imóvel de 150 metros quadrados no local. Hoje, fazem de seu aconchegante apartamento na 15ème arrondissement, em Paris, um restaurante com vista magnifica para a Torre Eiffel.

Concedido por ser uma extensão da casa de seus frequentadores, o restaurante – que poderíamos dizer que mostra aconchego até no nome, Chez Nous Chez Vous, leva o charme do casal. “Decidimos comprar este apartamento em 2006, pois achamos que pagar aluguel era um desperdício. Então, saímos à procura de um lugar que fosse legal e que mantivesse um charme com nosso jeito. Encontramos este lugar e nos apaixonamos de cara. Amor à primeira vista”, conta Celinha. 

Imagem: Divulgação


Depois de passar por renomados restaurantes da capital francesa (Celinha chegou a trabalhar no Apicius, de Jean-Pierre Vigato e Luc Besson), ela mostra-se encantada com seu “voo solo”, na rua Saint-Charles, o casal recebe dez pessoas, no máximo, por jantar.

Com hora marcada, os interessados pagam entre 120 e 150 euros, podendo levar a própria bebida, além de terem a chance de participar do preparo do cardápio. Até um passeio pela feira para escolha dos ingredientes é uma opção para quem prefere acompanhar de perto todas as etapas.

“Temos na rua de casa uma quitanda, três açougues, sendo que um deles é especializado em aves e caça. Ainda há padarias, lojas de chocolate, floricultura, especialistas em queijos e vinhos, supermercados e uma feira incrível, que acontece todas as terças e sextas. Em um passeio por ali, não se tem dúvida de que se está mesmo em Paris. Ainda mais quando olhamos da janela e contemplamos a maravilhosa Torre Eiffel, sempre nos espionando”, lembra a chef.

O ambiente interno em conjunto com o tempero mostra a individualidade do lugar, o chef e companheiro de Celinha a mais de 15 anos falou um pouco mais sobre o restaurante: “O Alfredo [Amigo do casal] nos inspirou a fazer uma cozinha aberta para a sala. Sempre que ele nos visitava com sua família no antigo apartamento, ficávamos separados, pois a cozinha era minúscula e não era integrada. Ele nos fez um desenho, e adoramos. Passamos a obra para Márcia Jardim, que nos ajudou plenamente e, seis meses depois, estava pronta a cozinha com que tanto sonhávamos. Gastamos muito, e nada mais justo do que querer ganhar dinheiro com ela. Foi daí que nasceu o projeto Chez Nous Chez Vous”, explica Gustavo.

Imagem: Divulgação


O décor é assinado pela arquiteta Márcia Jardim, que também realizou a cozinha dos sonhos da dupla, idealizada pelo amigo e construtor Alfredo –Brando – citado acima. 
Celia Miranda Mattos tem Diploma Profissional de Cozinha na “Le Cordon Bleu” e trabalhou no restaurante “Apicius”, 2 estrelas do Michelin, com o chef Jean-Pierre Vigato, ainda com experiência como assistente pessoal dos grandes chefs da escola Le Cordon Bleu durante 1 ano e fez estágio de três meses no Restaurante “Je The Me”, do Chef Jacky Larsonneur, para aperfeiçoamento da cozinha francesa de outrora.

Além de todas as suas atribuições, a chef ainda conta com o “papoteando com Celinha”, seu canal no youtube.

Comments