Faculdade Zumbi dos Palmares lança manifesto com foco em educação e protocolos policiais

0
Faculdade Zumbi dos Palmares lança manifesto com foco em educação e protocolos policiais
José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares

O nome do movimento que já recebeu apoio de 150 personalidades, incluindo celebridades como Sandra de Sá, Zezé Mota, Paulo Paim, Luiza Trajano e Fabio Porchat, faz alusão ao caso de George Floyd.


Lançado pela Universidade Zumbi dos Palmares e Afrobras nesse terça, 30, o movimento propõe 10 ações que devem ser cumpridas em 5 anos. Elas são: Novos protocolos policiais e de seguranças, criação de 500 mil bolsas de estudos e 300 mil vagas de emprego, formação e qualificação, políticas de diversidade racial, compras corporativas, fundo de R$ 200.000.000 para apoio a economia criativa de jovens negros, lei da história do negro no Brasil e implantação da Rua Zumbi.

Em entrevista ao Globo News, José Vicente, reitor da faculdade Zumbi dos Palmares, disse ”O racismo produz danos e malefícios para negros e para brancos, produz danos e malefícios para todos os brasileiros e a nossa geração tem essa obrigação, esse dever de extirpar esse câncer da nossa sociedade” e reforçou a importância do apoio da população.

Veja o documento na integra

O Manifesto – Ações e estratégias:

Ação Zero: Prorrogação da Lei de Cotas nas universidades públicas federais.

1. Mudança nos protocolos policiais para impedir técnicas de sufocamento e estrangulamento em abordagens policiais, bem como disparos de arma de fogo em invasões ou ocupação de favelas e comunidades.

2. Mudança nos protocolos da segurança privada para acabar com a hostilização, perseguição e constrangimentos nos ambientes públicos e privados, incluindo a eliminação da sala de agressão e tortura presente nos Bancos, Shoppings e Supermercados.

3. Criação de 500 mil bolsas de estudos para qualificação de jovens negros em graduação, pós-graduação, pesquisa, formação tecnológica, economia criativa, negócios e empreendedorismo.

4. Criação de 300 mil vagas de estágios, trainees e profissionais negros nas empresas públicas e privadas.

5. Formação e qualificação de um milhão de quadros corporativos em Discriminação e Racismo e Gestão da Diversidade Racial.

6. Implementação de recursos por meio de ferramentas, mecanismos, metodologia de gestão, gerenciamento da inclusão, desenvolvimento de carreira, ações e políticas de diversidade racial em 300 empresas públicas e privadas.

7. 300 milhões em compras corporativas do ambiente público e privado, de serviços e produtos de empresas e empresários e profissionais negros.

8. Fundo Vidas Negras Importam de R$ 200 milhões para o fomento, apoio e financiamento educacional, empreendedor, tecnológico e de economia cultural criativa para jovens negros.

9. Implementação integral da Lei da História do Negro e história da África e da disciplina de relações étnico-raciais em todo ambiente escolar e universitário público e privado do país.

10. Campanha de instalação da Rua Zumbi do Selo da Igualdade Racial, ampliação e expansão da Virada da Consciência.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display