Coalizão Negra por Direitos lança sete pré-candidaturas femininas à deputadas em Minas Gerais

0
Coalizão Negra por Direitos lança sete pré-candidaturas femininas à deputadas em Minas Gerais
Foto: Danillo BS

Na segunda-feira (6), aconteceu em São Paulo o lançamento da iniciativa Quilombo nos Parlamentos, da Coalizão Negra por Direitos, organização composta por entidades, grupos e coletivos do movimento negro brasileiro que buscam incidência política e a defesa da vida do povo negro no Brasil. O encontro contou com a presença de intelectuais do movimento negro, como Sueli Carneiro e Ieda Leal de Souza. Sueli Carneiro é fundadora do Instituto da Mulher Negra — Geledés e Ieda Leal que esteve na organização da Marcha Zumbi contra o Racismo e pela Vida, em 1995.

O evento recebeu pré-candidatos de todo o Brasil e Lula, pré-candidato à presidência, e ainda apresentou sete pré-candidaturas de mulheres negras em MG, sendo: Iza Lourença (PSOL) e Dandara Tonantizin (PT) para deputadas federais, Lauana Chantal, Juhlia Santos e Tainá Rosa (Mulheres Negras Sim) (PSOL), Macaé Evaristo, Dona Tereza, Andreia de Jesus e Leninha (PT) para deputadas estaduais.

Entre as pré-candidaturas mineiras está a da vereadora Iza Lourença (PSOL), que falou aos presentes sobre a necessidade de encontros como estes para fortalecer a política coletiva e reforçar a importancia de uma prática antirracista que inclua o voto em mulheres negras por todo o país. “O voto em mulheres negras não foi uma moda. O voto em mulheres negras, o voto antirracista é fundamental para construírmos políticas de proteção no nosso país“, reforçou a parlamentar. A deputada federal Áurea Carolina (PSOL) também esteve presente, mas não vai se candidatar à reeleição.

Incluindo as sete pré-candidaturas mineiras, a Coalizão Negra por Direitos contabilizou mais de cem pré-candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro brasileiro. Em uma aliança envolvendo os partidos PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT e Rede Sustentabilidade, são 67 pessoas negras pleiteando as assembleias legislativas estaduais, 31 a deputado federal, 2 distritais e 1 pré-candidato ao Senado.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display