Cidade de Deus é exibido este final de semana na Globo; filme completou 20 anos em 2022

0
Cidade de Deus é exibido este final de semana na Globo; filme completou 20 anos em 2022

O clássico do cinema nacional Cidade de Deus, que completou 20 anos desde sua estreia em 2002, vai ser exibido na programação do final de semana da TV Globo. O filme conta a história de Dadinho/Zé Pequeno e da comunidade da CDD sob o olhar de Buscapé, um jovem que cresceu na Cidade de Deus e se tornou fotógrafo.

Em 2004, o filme, que foi responsável por revelar talentos como os atores Douglas Silva e Leandro Firmino, representou o Brasil no Oscar sendo indicado a Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Hoje, Cidade de Deus é o segundo filme estrangeiro mais assistido do mundo, segundo levantamento da plataforma online Preply, que analisou os filmes e as séries em língua estrangeira mais populares através do IMDb.

Apesar do sucesso estrondoso e dos recordes de bilheteria, um triste aspecto do racismo estrutural do mundo das produções cinematográficas e do audiovisual de maneira geral, é a falta de reconhecimento dos atores e atrizes que fizeram o filme ser o sucesso que é, muitos deles tendo que lutar para conseguir pequenos papeis em trabalhos e outros seguindo no completo anonimato nos dias de hoje.

O filme vai ao ar na madrugada de domingo para segunda, às 2h da manhã, no Cinemaço.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display