Ciclo de palestras no SESC SP homenageia centenário de Nelson Mandela

0
Ciclo de palestras no SESC SP homenageia centenário de Nelson Mandela

A Fundação Nelson Mandela organizou o lançamento internacional do livro “Nelson Mandela: Cartas da Prisão“, devido a ocasião do centenário do nascimento de Mandela. O livro reúne cartas inéditas escritas pelo ex-presidente da África do Sul durante os 27 anos de seu encarceramento.

Em parceria com a Editora Todavia, responsável pela publicação do livro no Brasil , o Serviço Social do Comércio (SESC) de São Paulo presta uma homenagem a Nelson por meio de um ciclo de palestras que reúne especialistas para discutirem temas que emergem de algumas dessas cartas.

Notícias Relacionadas


Confira a programação:

10/9 – 15h30 às 17h30 / Contexto sul-africano nas décadas de 1950-1960: o Partido Comunista

O processo que conduziu à estruturação do regime do Apartheid na África do Sul foi acompanhado pela luta antirracista. Apesar dos anos 1960 representarem um período de mudanças substanciais no espaço africano, a partir do grande número de independências e da ampla condenação ao regime do Apartheid, as democracias ocidentais não pretendiam auxiliar os movimentos de libertação da África do Sul. Entretanto, o Congresso Nacional Africano (CNA) tinha um grande aliado, o Partido Comunista Sul-Africano que ofereceu a base do pensamento revolucionário (teórico, tático e estratégico), e o auxiliou em uma aproximação com a União Soviética e com os demais países socialistas.

Com Analúcia Danilevicz Pereira, doutora em História/UFRGS, Professora de Relações Internacionais e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e Ciência Política/UFRGS. Coordenadora do Centro Brasileiro de Estudos Africanos – CEBRAFRICA/UFRGS.

Dia 12/9 – 10h30 às 12h30 / Mandela, o homem

Palestra baseada na tese de doutorado de Luiz Caldeira, na qual focaliza o discurso narrativo em primeira pessoa de Nelson Mandela, principalmente no que diz respeito à sua desconstrução do mito. Luiz Caldeira é mestre e doutor em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Dia 21/9 – 15h30 às 17h30 / Direitos Humanos na África do Sul durante o Apartheid

A palestra tem o intuito de realizar uma análise acerca da maneira que os direitos humanos eram entendidos e tratados no decorrer do regime do Apartheid, de modo a atribuir um caráter histórico a tais conceitos e a sua sistemática violação desde a implementação do Apartheid até o período de transição para a democracia e na formação de uma nova sociedade. Para tal partiremos da atual sociedade sul-africana refletindo acerca de sua inserção dentro de uma economia globalizada e como o Congresso Nacional Africano (ANC) buscou romper com o regime de segregação.

Com Danilo Fonseca, doutor em História Social pela PUC, com Mestrado, bacharelado e licenciatura em História pela PUC-SP e bacharelado em Ciências Sociais pela USP. Atualmente é professor da UNICENTRO. Também é coordenador do Núcleo de Estudos Étnico Raciais (NEER).

Informações e inscrições pelo site http://sescsp.org.br/cpf ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo,

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display