Cia Pé do Mundo apresenta “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos” em São Paulo

0
1397
Foto: Clarissa Lambert

A Cia Pé no Mundo pré-estreia neste fim de semana, em São Paulo, “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”. As apresentações, no Teatro Zanoni Ferrite, estão marcadas para os dias 22 e 23 de setembro, sábado e domingo, com entrada gratuita. O espetáculo de dança contemporânea inspira-se em grandes personalidades negras da história do Brasil.

Com direção e coreografia de Claudia Nwabasili e Roges Doglas, o espetáculo de dança contemporânea tem como inspiração Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Abdias do Nascimento, Aleijadinho e diversas outras personalidades que, mesmo passando por situações de extrema adversidade, resistiram, obtiveram destaque e influenciaram a arte, cultura e história brasileira. A jornalista Mariana Queen Nwabasili foi a responsável por guia-los nesse processo de pesquisa teórica.

Foto: Clarissa Lambert

Não somos descendentes de escravos. Somos descendentes de seres humanos africanos. Filhos da diáspora, trazidos ao mundo com o direito de sermos autores e protagonistas, os nossos registros não são formados apenas de lamentos. A história negra é regada de conquistas, talentos, criatividade e força. É nesse cenário que trabalhamos, de maneira muito sensível e poética, resgatando e destacando esses registros tão importantes e representativos. Somos muitos e somos muitas possibilidades”, comentam os diretores.

O elenco é acompanhado por uma trilha sonora composta originalmente para essa obra. A direção musical é de Alysson Bruno. Entre os músicos convidados, Fábio Leandro, Maurício Pazz e Renato Pereira.

Comments