Carol Romero se prepara para lançar livro “Dicas Maquiagem para Pele Negra”

0
1588

Prestes a lançar o livro “Dicas de Maquiagem para Pele Negra”, a beauty artist paulistana e especialista em pele negra, Carol Romero, que está há 10 anos na profissão, une sua arte ao ativismo e empoderamento negro.

Segundo Carol, o principal motivo que a fez escrever o livro foi ausência de representatividade das mulheres negras no mercado da beleza. “Quando vamos buscar na literatura sobre maquiagem para pele negra, encontramos pouca coisa, principalmente aqui no Brasil e isso me mostrou que era um viés que deveria ser abordado de forma didática, pois somente dessa forma conseguiria, de fato, nos colocar no ‘jogo’“, afirmou.

Após um longo período de pesquisa, reúne no livro uma introdução à história da maquiagem, do período paleolítico, passando pelo Antigo Egito, cujo povo era negro, trazendo também uma explicação sobre as diferentes tonalidades de pele negra e técnicas específicas de preparo para cada uma delas.

De acordo com a beauty artist, o objetivo da publicação é democratizar esse tipo de informação tanto para aspirantes quanto para maquiadores profissionais, uma vez que o mercado da beleza demorou a despertar para o público negro, mesmo sendo ele mais da metade da população brasileira.

Para ela, a maquiagem e o cuidado com os cabelos são para ela, acima de tudo, formas genuínas e ancestrais de valorizar a beleza e a estética negra, e de transformar sua arte em pautas importantes para discutir a afrodescendência no Brasil. “Quando comecei no mercado da maquiagem, não se falava em pele negra. Na época, trabalhando em editoriais, eram só mulheres brancas à frente das câmeras”, conta.

Formada em maquiagem cênica e peles negras pelo SENAC, Carol tem experiência em educação profissional, criou workshops especializados e ministrou aulas para Liceu de Maquiagem, Muene Cosméticos e, mais recentemente, MAC Cosmetics, onde realizou três workshops sobre makeup para pele negra. Ainda se destaca pela parceria com a rapper Ana P. e com a cantora e MC Drik Barbosa, artista da LAB, selo musical de Emicida.

De quatro anos para cá, muito se fala sobre maquiagem para pele negra ou “beleza Negra”, mas pouco se faz efetivamente para que 54% de pessoas negras sejam representadas e,  por esse motivo essa obra é importante e relevante dentro do mercado“, finaliza.

O livro será lançado pela Soul Editora, em fevereiro.

Comments

Comentários