O movimento #OscarSoWhite, de 2016, parece ser coisa do passado. Em 2017, pela primeira vez na história, haviam pessoas negras nas principais categorias do Oscar, a mais badalada premiação do cinema do mundo. Foi o ano que Moonlight foi considerado o filme do ano pela Academia.

Chegamos em 2019, e nessa terça-feira (22) as indicações saíra. Só o histórico e simbólico Pantera Negra concorre à SETE categorias: Melhor Filme, Melhor Canção original “All The Star”,  Melhor design de produção,  Melhor edição de som, Melhor mixagem de som,  Melhor trilha sonora e
Melhor figurino.

Fato histórico para o cinema afro-americano é a indicação de cinco diretores negros ao Oscar no mesmo ano, incluindo a lenda viva Spike Lee ( Infiltrado na Klan ) que  disputa a estatueta dourada, pela primeira vez em seus 42 anos de carreira. Faça A Coisa Certa (1989), Malcolm X (1992), são suas obras mais conhecidas.  Lee ainda concorre  ao Oscar de melhor filme e roteiro adaptado.

Os demais são Jordan Peele (Infiltrado na Klan), Barry Jenkins ( Se a Rua Beale Pudesse Falar ) , Peter Ramsey (Homem-Aranha no Aranhaverso ) e Ramell Ross ( Hale County This Morning, This Evening ).

Mahershala Ali tem grandes chances de levar mais um Oscar para casa como ator coadjuvante por sua atuação em Green Book. Vai formar um par lindo com o que já tem na estante,  por  Moonlinght.

Regina King, que tem sido aclamada por sua atuação em Se Beatle Street pudesse falar, tem grandes chances voltar para casa com um Oscar na mão. Que James Baldwin mande um axé especial para ela, que interpreta uma mãe em um filme baseado na novela do autor e ativista.

Mesmo com todos esses nomes, para crítica afro-americana, alguns filmes foram esnobados pela academia. Eu contava que algum ator de Pantera Negra entraria para corrida do Oscar e não estou sozinha. Vamos ver alguns dos nomes que deveriam, de acordo com os críticos negros americanos, terem sido nominados ao prêmio.

  – MELHOR FILME – 
O ódio que você semeia

Homem-Aranha no Aranhaverso

 – MELHOR ATRIZ – 

Viola Davis – Viúvas 

Resultado de imagem para viola davis viuvas
Foto: Century Fox

Amandla Stenberg – O ódio que você semeia 

Imagem relacionada
Foto: Century Fox

– MELHOR ATOR – 

John David Washington – Infiltrados na Klan 

Focus Features
Foto: Focus Features

Stephan James – Se a rua Beatle Street pudesse falar 

Annapurna Pictures – ATOR COADJUVANTE –

Michael B. Jordan – Pantera Negra 

Resultado de imagem para michael b jordan BLACK PANTHER
Foto: Heroic Hollywood

-MELHOR DIRETOR – 

Ryan Coogler – Pantera Negra 

Photo: Marvel Studios
Foto: Marvel Studios

E para você, qual nome negro  faltou na lista dos indicados?

Comments

Comentários