Carla Akotirene e Sônia Guimarães são as próximas convidadas do ‘Mulher Com a Palavra’, da TVE

0
Carla Akotirene e Sônia Guimarães são as próximas convidadas do ‘Mulher Com a Palavra’, da TVE
Foto: Caio Lírio.

A autora do livro “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais, e “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, Carla Akotirene, é a próxima convidada do próximo programa do projeto ‘Mulher Com a Palavra’. No encontro, que vai ao ar no dia 26 de setembro, e é transmitido pelo canal no YouTube e na emissora TVE Bahia, a iniciativa vai falar sobre ‘Mulheres e Ciência’ e contará também com a participação de Sônia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira a lecionar no  Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tendo ingressado em 1993, quando a instituição ainda não aceitava mulheres como estudantes. 

Carla Akotirene é colunista da Revista Vogue e idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Nas redes sociais, ela induz frequentemente seu público à análises sobre raça, gênero, capitalismo e outros assuntos da atualidade. Segundo o relatório ‘Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologias, engenharia e matemática’ (STEM), menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mulheres têm menos acesso a investimentos, a redes de estudo e até mesmo a cargos seniores nas empresas, fator que as coloca em desvantagem. Marcado pelo ativismo da mulher negra nas pautas antirracistas e com o propósito de  transformar a vida da população feminina por meio da importância conceitual dos  encontros, vivências e diversidade, a quinta edição do ‘Mulher Com A Palavra’, apresentado pela jornalista Rita Batista, segue  até outubro deste ano, com mais dois novos episódios. O último programa vai ao ar no dia 31 de outubro, às 18h.

Comments

No posts to display