Carla Akotirene e Sônia Guimarães são as próximas convidadas do ‘Mulher Com a Palavra’, da TVE

0
Carla Akotirene e Sônia Guimarães são as próximas convidadas do ‘Mulher Com a Palavra’, da TVE
Foto: Caio Lírio.

A autora do livro “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais, e “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, Carla Akotirene, é a próxima convidada do próximo programa do projeto ‘Mulher Com a Palavra’. No encontro, que vai ao ar no dia 26 de setembro, e é transmitido pelo canal no YouTube e na emissora TVE Bahia, a iniciativa vai falar sobre ‘Mulheres e Ciência’ e contará também com a participação de Sônia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira a lecionar no  Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tendo ingressado em 1993, quando a instituição ainda não aceitava mulheres como estudantes. 

Carla Akotirene é colunista da Revista Vogue e idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Nas redes sociais, ela induz frequentemente seu público à análises sobre raça, gênero, capitalismo e outros assuntos da atualidade. Segundo o relatório ‘Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologias, engenharia e matemática’ (STEM), menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mulheres têm menos acesso a investimentos, a redes de estudo e até mesmo a cargos seniores nas empresas, fator que as coloca em desvantagem. Marcado pelo ativismo da mulher negra nas pautas antirracistas e com o propósito de  transformar a vida da população feminina por meio da importância conceitual dos  encontros, vivências e diversidade, a quinta edição do ‘Mulher Com A Palavra’, apresentado pela jornalista Rita Batista, segue  até outubro deste ano, com mais dois novos episódios. O último programa vai ao ar no dia 31 de outubro, às 18h.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display