Pela primeira vez no Brasil, os candidatos pretos e pardos são a maioria, representando 49,3% com 26.398 candidaturas registradas e 49,1% de pessoas brancas, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Entretanto, na apuração do G1 consta que esta maioria são apenas na disputa para cargo de menor peso político: deputado estadual e deputado distrital, no DF. O candidato médio segue sendo branco para os demais cargos: presidente, vice-presidente, governador, senador e deputado federal.
Os dados revelam os cargos com maior diferença entre pessoas brancas e negras nas candidaturas. Na disputa pela presidência da República, por exemplo, os brancos representam 83%. Para o senado, 66% são brancos e 31% são negros. E para o governo estadual, os brancos são 60% e negros 39%.
Notícias Relacionadas
Demissão de Yuri Silva, secretário apontado como uma das maiores lideranças negras da atualidade, gera críticas ao Ministério da Igualdade Racial
Universidade Federal de Sergipe assume fraude em cotas raciais em 30 Concursos
Em entrevisa ao G1, o pesquisador do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Publico, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV Ivan Mardegan, explica a razão de negros se candidatres mais em cargos com menor relevância política: “A partir do momento que grupos minorizados passam a romper barreiras nesses níveis menores, você começa a conseguir acessar níveis maiores”, diz.
Em dezembro de 2021, o TSE aprovou resolução que estabeleceu regras de distribuição dos recursos do fundo eleitoral que determina que os partidos precisam distribuir o dinheiro para financiamento de campanha de forma proporcional para candidaturas negras e brancas, levando em consideração o número de candidatos em cada partido.
A partir deste ano, os votos dados a candidatas mulheres ou a candidatos negros para a Câmara dos Deputados serão contados em dobro na definição dos valores do fundo partidário e do fundo eleitoral distribuídos aos partidos políticos. A medida será válida até 2030.
Notícias Recentes
Clédisson dos Santos é nomeado novo secretário do Sistema de Promoção da Igualdade Racial
Lizzo adota dieta japonesa, pratica exercícios físicos e refuta uso de medicamentos: “Estou super orgulhosa do meu estilo de vida”