Garotas de Salvador buscam apoio para projeto digital inédito focado em adolescentes e jovens adultas negras

0
1871
I'sis de Almeida e Lavínia Oliveira

Com um total de 15 colaboradoras, o Black Fem é um portal de artigos e notícias para adolescentes e jovens adultas negras que vem sendo construído desde o inicio do ano por mulheres negras de diferentes estados do país, como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O intuito é atender as demandas do público adolescente através de seu conteúdo.

O Portal Black Fem possui uma página no facebook desde 2014 e replicou durante esses anos conteúdos como fotos, vídeos e até mesmo notícias de outros veículos e agências. Em 2018, já insatisfeitas com a condução da administração da página, as amigas: I’sis Almeida, estudante de jornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Lavínia Oliveira, estudante de sistema da informação do SENAI, se juntaram para tentar converter as 20 mil curtidas da fanpage em leitura para o site do projeto (que está em processo de construção).

As colaboradoras do site têm entre 16 e 30 anos e se reúnem quinzenalmente para discutir os rumos do portal. Serão cinco artigos temáticos publicados mensalmente, notícias e um blog, onde irão debater questões sobre beleza e especialmente autoestima. Para obter os recursos necessários para pagar a mão de obra da programadora responsável pela criação do site, e a hospedagem dele na internet, o grupo está realizando um financiamento coletivo através da plataforma Vakinha. A meta que o portal pretende alcançar é de R$ 1.600,00, tendo alcançado até o momento 62% do objetivo.

Todos os contribuidores da Vakinha irão concorrer a um kit contendo: uma camisa do portal, o livro “Baobá” da escritora baiana Miriam Alves e o livro “Quem Tem Medo do Feminismo Negro”, da filós ofa e cientista social Djamila Ribeiro. Além disso terão acesso em primeira mão a um artigo do Portal, antes do lançamento oficial e receberá também um planner anual (versão web) exclusivo para o ano de 2019 via e-mail.

Aos que desejam contribuir com valores abaixo de R$ 25,00, a equipe do portal estará disponibilizando de maneira individual e privada os dados da conta bancária para a colaboração através de e-mail ou redes sociais.

Para contribuir, acesse: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/portal-black-fem.

Comments