Com o BBB mais preto da história da emissora, muitos debates envolvendo negritude e vivências de pessoas pretas estão sendo pautados no reality, e dessa vez uma série de debates preencheram as redes sociais envolvendo o ator Lucas Penteado.
Ainda nos primeiros dias de reality, o brother já havia dito na casa algumas vezes sobre suas experiências em relacionamentos amorosos e também as dores que um jovem negro enfrenta derivadas do racismo da sociedade. Lucas revelou que não sabe se ficaria com alguém da casa, e quando questionado revelou o motivo: “Nunca fiquei com uma guria branca na minha vida. Não é porque eu não quis, é que nunca rolou, elas não olham muito pra mim”
Notícias Relacionadas
Wolo TV anuncia lançamento de aplicativo de streaming
Pesquisa indica aumento de 38% para 44% na representação da população negra ou parda nas ações publicitárias do Brasil
Não é a primeira vez que o assunto é pautado no reality, na versão anterior do programa, a vencedora Thelminha falou das suas experiências enquanto mulher negra e o quanto foi difícil ser assumida em uma relação
Dessa vez, o assunto foi abordado por um homem, e só reforça o debate de que pessoas negras carregam diversas feridas quando o assunto é relacionamento. Na festa da última quarta-feira Lucas Penteado e a sister Sarah se apresentaram como os cupidos da edição com a missão de fazer com que rolasse o primeiro beijo do programa.
Lucas chegou em algumas meninas e meninos, perguntando suas preferências e quem mais os atraía na casa. Mas quando foi questionar a sister Kerline, a influencer disse “E se eu quiser pegar o cupido?” dando a entender ter interesse no Lucas, o que despertou emoções no ator.
Lucas então, decidiu investir e foi direto na sister dizendo ter interesse em ficar com ela, Kerline por sua vez, disse que tudo não passava de uma brincadeira para constranger o ator da mesma forma que a sua brincadeira de ‘cupido’ havia a constrangido.
A situação mexeu com a autoestima de Lucas, que já havia dito que se sentia preterido quando o assunto era relacionamentos.
Lucas e Kerline conversaram sobre o ocorrido que gerou desconforto mútuo, Lucas entendeu e pediu desculpas pelo constrangimento causado a ela, mas o ator disse a influenciadora que diferente dele, ela não quis ouvir sobre suas feridas.
Devido aos traumas deixados pelo racismo na nossa sociedade, muitos jovens negros crescem ouvindo de seus familiares sobre a necessidade de ‘embranquecer a família’ e dessa forma, jovens negros passam a enxergar mulheres brancas como um troféu, contribuindo para o preterimento de mulheres negras, e a história se repete também com mulheres negras preterindo homens negros.
Quando falamos sobre “palmitagem” e a importância das relações afrocentradas envolve muito mais que a questão “Negro só pode ficar com negro?” envolve o autoódio e autoestima. Algumas pessoas negras não aprendem a se amar, e se veem incapazes de amar alguém parecido consigo.
O episódio ocorrido no BBB21 além de mostrar a realidade de alguns homens negros em relacionamentos, deixa nítido também o descomunal interesse de homens negros em mulheres brancas e a necessidade de ser notado por elas, que os fazem se sujeitar a circunstâncias como essa em questão. A situação vivenciada pelo ator é retratada em produções brasileiras de grande sucesso como o filme “Era Uma Vez” a música “Patricinha do olho azul” e “Sou Favela” em todos essas produções artísticas, um homem negro passa por situações racistas humilhantes para conquistar o amor de mulheres brancas
Notícias Recentes
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo
Jornalista Joyce Ribeiro é reconhecida como Embaixadora de Cidade Velha por fortalecer laços Brasil-Cabo Verde