BBB21: Episódio envolvendo Lucas Penteado gera debates sobre a autoestima do homem negro

0
BBB21: Episódio envolvendo Lucas Penteado gera debates sobre a autoestima do homem negro
Foto: Reprodução

Com o BBB mais preto da história da emissora, muitos debates envolvendo negritude e vivências de pessoas pretas estão sendo pautados no reality, e dessa vez uma série de debates preencheram as redes sociais envolvendo o ator Lucas Penteado.

Ainda nos primeiros dias de reality, o brother já havia dito na casa algumas vezes sobre suas experiências em relacionamentos amorosos e também as dores que um jovem negro enfrenta derivadas do racismo da sociedade. Lucas revelou que não sabe se ficaria com alguém da casa, e quando questionado revelou o motivo: “Nunca fiquei com uma guria branca na minha vida. Não é porque eu não quis, é que nunca rolou, elas não olham muito pra mim”

Não é a primeira vez que o assunto é pautado no reality, na versão anterior do programa, a vencedora Thelminha falou das suas experiências enquanto mulher negra e o quanto foi difícil ser assumida em uma relação

Dessa vez, o assunto foi abordado por um homem, e só reforça o debate de que pessoas negras carregam diversas feridas quando o assunto é relacionamento.  Na festa da última quarta-feira Lucas Penteado e a sister Sarah se apresentaram como os cupidos da edição com a missão de fazer com que rolasse o primeiro beijo do programa. 

Lucas chegou em algumas meninas e meninos, perguntando suas preferências e quem mais os atraía na casa. Mas quando foi questionar a sister Kerline, a influencer disse “E se eu quiser pegar o cupido?” dando a entender ter interesse no Lucas, o que despertou emoções no ator.

Lucas então, decidiu investir e foi direto na sister dizendo ter interesse em ficar com ela, Kerline por sua vez, disse que tudo não passava de uma brincadeira para constranger o ator da mesma forma que a sua brincadeira de ‘cupido’ havia a constrangido.

A situação mexeu com a autoestima de Lucas, que já havia dito que se sentia preterido quando o assunto era relacionamentos. 

https://twitter.com/koka_lucas/status/1354812054159257612?s=20

Lucas e Kerline conversaram sobre o ocorrido que gerou desconforto mútuo, Lucas entendeu e pediu desculpas pelo constrangimento causado a ela, mas o ator disse a influenciadora que diferente dele, ela não quis ouvir sobre suas feridas.

Devido aos traumas deixados pelo racismo na nossa sociedade, muitos jovens negros crescem ouvindo de seus familiares sobre a necessidade de ‘embranquecer a família’ e dessa forma, jovens negros passam a enxergar mulheres brancas como um troféu, contribuindo para o preterimento de mulheres negras, e a história se repete também com mulheres negras preterindo homens negros.

Quando falamos sobre “palmitagem” e a importância das relações afrocentradas envolve muito mais que a questão “Negro só pode ficar com negro?” envolve o autoódio e autoestima. Algumas pessoas negras não aprendem a se amar, e se veem incapazes de amar alguém parecido consigo.

O episódio ocorrido no BBB21 além de mostrar a realidade de alguns homens negros em relacionamentos, deixa nítido também o descomunal interesse de homens negros em mulheres brancas e a necessidade de ser notado por elas, que os fazem se sujeitar a circunstâncias como essa em questão. A situação vivenciada pelo ator é retratada em produções brasileiras de grande sucesso como o filme “Era Uma Vez” a música “Patricinha do olho azul” e “Sou Favela” em todos essas produções artísticas, um homem negro passa por situações racistas humilhantes para conquistar o amor de mulheres brancas

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display