Neste sábado (15), o Sesc Belenzinho receberá a artista baiana Nara Couto, para o lançamento do show Contipurânia. A artista, que nasceu no bairro do Curuzu, em Salvador, começou a pesquisar, ainda adolescente, sobre a relação da musicalidade baiana com o continente africano. Influenciada pelas batidas do bloco afro Ilê Aiyê, se especializou em dança afro-contemporânea.
https://www.instagram.com/p/B79F617F_8M/
Notícias Relacionadas
Nos EUA, 'Sing Sing' se torna o primeiro filme a estrear simultaneamente nos cinemas e nas prisões
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
Nara pesquisa culturas africanas e afro-brasileiras, e desenvolve um trabalho de investigação musical com base nos elementos culturais presentes na oralidade, fundidos às influências tecnológicas presentes na música contemporânea. Com Letieres Leite na direção musical, e Elisio Lopes Jr. na direção artística, o show Contipurânia rejeita o caminho de uma única história contada sobre a sua ancestralidade e identidade, com referência à cultura oral, a forma que os antepassados africanos, quando chegaram ao Brasil, pronunciavam as palavras portuguesas.
https://www.instagram.com/p/B7G0uXCFRZY/
“O projeto Contipurânia leva um nome que faz menção a reverência aos mais sábios, junto com o diálogo com o contemporâneo. Feito com base em uma pesquisa musical, a essência o trabalho leva o vislumbre de força e poder negro, junto com os elementos culturais fundidos na oralidade em destaque com a musicalidade”, explica Nara.
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada