O Oscar 2023 recebeu apenas dois atores negros indicados. O primeiro, Brian Tyree Henry, em ‘Melhor Ator Coadjuvante’ por ‘Passagem’ e a segunda, Angela Bassett, em Melhor Atriz Coadjuvante’ por ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’. Ambos os artistas perderam o prêmio, que este ano, também ignorou performances de Viola Davis, Keke Palmer, Danielle Deadwyler, Daniel Kaluuya e Thuso Mbedu.
Nem mesmo os destaques cinematográficos como ‘A Mulher Rei’ ou ‘Não! Não, Olhe’ foram suficientes para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que apesar de possuir quase 10 mil membros votantes, ainda mantém em seu corpo uma ampla maioria branca. Mais de 3100 estatuetas foram entregues ao longo dos 96 anos da premiação. Desse total, apenas 19 estatuetas, entre as mais diversas categorias, foram entregues para mulheres negras. Em 2023, nenhuma mulher negra foi indicada ao prêmio máximo de ‘Melhor Atriz’.
Notícias Relacionadas
Trailer de 'Pecadores', novo filme de Michael B. Jordan e Ryan Coogler, é divulgado
Filme com Keke Palmer e SZA tem data de estreia anunciada para janeiro de 2025
Angela Bassett, que possui quase 40 anos de carreira, recebeu apenas duas indicações ao Oscar em toda trajetória, em 1994 por seu papel em ‘Tina’ e agora, em 2023′ pelo papel em ‘Wakanda Para Sempre’. Apesar dos diversos e consagrados papéis ao longo de décadas, a artista continua fora da lista de vencedores do Oscar.
O único troféu negro da noite foi dado à Ruth Carter, que venceu o prêmio de ‘Melhor Figurino’ por ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’. A figurinista se tornou a primeira mulher negra da história a conquistar dois prêmios Oscar.
Notícias Recentes
Saudade do tempo em que a TV era branca? Um chamado à diversidade e inclusão na teledramaturgia brasileira
Ação contra pais e Colégio Bandeirantes exclui bullying e cita racismo em caso de suicídio de estudante