Único ator negro indicado ao Oscar 2023, Brian Tyree Henry, 40, apareceu na capa da revista Essence. O artista concorre ao prêmio mais importante do cinema pela atuação no filme ‘Passagem’. No longa, o ator interpreta o personagem James Aucoin, um mecânico que lida com traumas físicos e mentais após passar por um acidente de carro. “James veio em um momento em que eu precisava encontrar uma superfície reflexiva para descobrir muitas partes da dor e do sofrimento que eu estava passando em minha vida pessoal”, contou Henry. “Havia algo sobre ele que realmente tocou em mim”.
Enquanto homem negro, Henry reconhece que sua vivência é diversa e repleta de momentos desafiadores. “Na minha existência, percebo que posso, em um caso, trazer muita alegria às pessoas e, em outro caso, trazer muito medo”, diz ele. “E o mesmo pode ser dito sobre o meu sucesso. O mesmo pode ser dito sobre a minha educação. Acho que a única maneira de combater tudo isso é continuar a viver e existir, acordar todas as manhãs e colocar os dois pés no chão para me levantar e apenas me preparar para o que está lá fora“.
Notícias Relacionadas
Filme baiano afrofuturista é selecionado para festival internacional da Nigéria
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Sempre com muita confiança, o ator diz que trabalha com propósito e representatividade. “Quero mostrar ao povo preto que podemos fazer qualquer coisa (…) Acho que todo esse sucesso, todos esses projetos, todos esses lugares em que estive são realmente apenas o ponto culminante de pessoas dizendo: ‘continue tentando’”, diz o astro.
Embora esteja claro que Henry conquistou as mentes e os corações de Hollywood, o ator destaca seu foco principal continua sendo a imaginação e as imagens dos homens negros. “Eu faço esse trabalho para cada homem negro que existe. Para todo homem negro que ama como quer amar. É por isso que faço isso”, conta ele. “Quero que haja uma representatividade de todos os nossos diferentes tons e formas, porque não somos apenas uma coisa”.
Notícias Recentes
Ana Telles, Nina Silva e Ismael Carvalho compartilham trajetórias na live do Inovahack
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix