Afronto: Projeto de escola pública e artista visual questionam etnocentrismo na arte.

0
Afronto: Projeto de escola pública e artista visual questionam etnocentrismo na arte.
"Anjos (Detalhe da Obra A Madona Sistina)" (1512-13) de Raphael Sanzio - Modelos: Hugo Nathanael Teixeira dos Santos Nathan Rubens Teixeira dos Santos

A arte sempre foi, e sempre será uma das principais maneiras de expressão cultural. Entretanto, essa cultura só costuma ser valorizada quando é europeia. Apesar de desde os primórdios da humanidade a arte visual ter sido usada para ”ilustrar” a sociedade, ao longo dos anos ela não foi tão bem em retratar todas as realidades. O assunto já foi retratado algumas vezes como no clipe de Apeshit, de Beyoncé e Jay-Z.

Pensando nisso, a Escola Estadual de Período Integral Professora Cecília Pereira, de Campinas, juntamente com o artista visual Sérgio Campelo idealizaram a exposição Afronto. Bebendo da fonte do movimento afrofuturista, e por meio da fotografia e da pintura, o projeto apresenta uma série de releituras de obras de artes clássicas, adaptadas para a realidade dos alunos da escola. Onde os traços finos, cabelos lisos e olhos claros, se tornaram lábios grossos, cabelos crespos e olhos escuros.


E foram os próprios estudantes quem escolheram quais quadros gostariam de representar, enquanto refletiam sobre assuntos sérios como direitos e deveres como cidadãos e valorização pessoal. ”Foi e está sendo muito gratificante todo o processo, e ver a alegria dos alunos”, declarou Campelo. Já Paula, professora que leciona na Escola Cecília Pereira, disse ”Eu me emocionei muito de ver os quadros, de ver os alunos, a família deles orgulhosa”

O projeto tem como objetivo combater o racismo e influenciar o pensamento crítico dos alunos dentro e fora da escola. Além dessas atividades também será realizada uma roda de conversa online, no dia da consciência negra, próximo dia 20.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display