Apresentado por Iza, ferramenta “Teclado consciente” cria alerta para expressões racistas usadas em smartphones

0
Apresentado por Iza, ferramenta “Teclado consciente” cria alerta para expressões racistas usadas em smartphones
Foto: Divulgação/TIM

Pensando em tirar expressões de cunho racista do vocabulário do brasileiro, a operadora TIM idealizou o “Teclado consciente” ferramente que funciona como autocorretor, mas para corrigir palavras e expressões racistas e sugerir outro termo.

A ideia é uma forma de evitar que essas palavras sejam reproduzidas e propagadas em redes sociais e consequentemente perpetuem no linguajar das pessoas

A TIM conta com um time de influenciadores negros que irão produzir conteúdo específico para divulgar a ferramenta e a embaixadora Iza também está participando do projeto, e será a apresentadora do app

Estão na equipe do projeto nomes como Yuri Marçal, a cantora Lellê, Winnie Bueno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; a digital influencer Camilla de Lucas, entre outros.

“A gente usa termos que nem sabemos que têm cunho preconceituoso” diz Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM. “A nossa intenção é usar a tecnologia para ajudar no combate ao racismo estrutural no país.”

Um estudo realizado por uma consultoria parceira da TIM em questões de diversidade já encontrou ao todo 225 palavras e expressões com cunho racista, os funcionários da companhia também participaram da pesquisa.

A ideia pretende evoluir e contribuir com a conscientização sobre expressões que afetam outras minorias, como LGBTQIA+

A ação faz parte do programa de diversidade e inclusão da operadora, que tem a intenção de ampliar a presença de negros e profissionais que representam outras minorias em cargos de todos os escalões.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display