“A Marcha” aborda a segregação americana por meio de história em quadrinhos

0
“A Marcha” aborda a segregação americana por meio de história em quadrinhos

Neste mês de abril, marcado pelos 50 anos da morte de Martin Luther King, a Editora Nemo, preocupada em trazer para o leitor brasileiro questões que promovam a reflexão e o debate publica “A Marcha – Livro 1: John Lewis e Martin Luther King em uma história de luta pela liberdade“, primeiro livro de uma trilogia em formato de série em quadrinhos, uma graphic novel de John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell.

A vida do parlamentar John Lewis é retratada desde a infância. O leitor vai acompanhar seu envolvimento na política e na conquista de direitos básicos para a população negra estadunidense, até o momento em que recebe a Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

A obra mostra também os sit-ins (protestos pacíficos), que se iniciam tranquilamente e sem grandes repercussões, mas com o tempo ganham uma dimensão que era incapaz de ser ignorada, até o seu ápice no chamado “Domingo Sangrento”, onde um grupo de negros que protestava pacificamente pelo direito ao voto em Washington, foi cruelmente massacrado pela polícia. A partir daí a luta se intensifica, e poucos meses depois o povo negro finalmente começa a conquistar seus direitos.

O livro conta como se deu o processo que pôs fim às políticas de segregação nos EUA, além de falar sobre os encontros de Lewis e Martin. A trilogia foi a primeira série de quadrinhos a ser indicada e vencer o National Book Award, um dos mais importantes prêmios literários dos Estados Unidos, que levou Lewis e seus companheiros à lista dos livros mais vendidos do The New York Times.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display