“A gente sempre está dando o passo pra recomeçar como empreendedor nesse país”, diz Dilma Campos, da Outra Praia

0
“A gente sempre está dando o passo pra recomeçar como empreendedor nesse país”, diz Dilma Campos, da Outra Praia
Dilma Campos. Foto: Divulgação.

*Por Rodolfo Gomes

Dilma é uma mulher que admiro muito, e me sinto inspirado por ela em sua luta diária a favor do povo preto. Com ela aprendo sobre o quanto é preciso abrir o diálogo, tendo poder de escuta, para que todos possam se expressar sem radicalismo. E que já passou da hora de nós, pretos, falarmos mais e valorizarmos a nossa gente.

Eu tive a oportunidade de conhecê-la numa reunião, de um cliente em comum, durante a organização de um grande evento, um dos mais incríveis que já tive o prazer de participar da organização. E a Dilma deu um show de competência em ativações que de fato eram de uma potência única.

E para contar um pouco mais da trajetória da CEO da Outra Praia, voltamos um pouco para a sua infância, para entender um pouco mais sobre a sua história de vida.

Dilma Souza Campos, quando criança, sonhava em ser gerente de caixa de supermercado, pois para ela, aquela já seria uma posição de protagonismo e sucesso, contrariando o estereótipo que via nas novelas: mulheres negras sempre em posições de empregadas domésticas.

Nascida em São Paulo e com uma infância simples, iniciou seus estudos em um colégio estadual, e posteriormente teve acesso a um ensino de qualidade por intermédio de bolsas de estudos, concedidas aos seus irmãos esportistas. Seus pais sempre a incentivaram a lutar pelo seu espaço, enfrentando o racismo e os obstáculos que surgiam.

Assim, ela começou a desenhar a sua carreira profissional. Dilma começou a sua jornada como bailarina e atriz, e a dança lhe trouxe oportunidades imagináveis! Foi inclusive uma das Patativas, do Castelo Rá-Tim-Bum. Quem não se lembra do famoso “Passarinho, que som é esse?”. Lá, ela teve a oportunidade de participar do programa que impactou positivamente a infância do povo preto, que se via nos vários personagens negros que compunham o elenco (Biba, Bongo, Etevaldo e a Patativa).

Ainda enquanto bailarina, começou a atuar na área de eventos. Trabalhou durante muitos anos em agências de live marketing, onde chegou ao cargo de Diretora de um grande grupo de comunicação. Foi sempre assim, um passo depois do outro, numa trajetória solitária, em que ela, enquanto mulher, tinha que brigar para ser ouvida.

Se formou aos 22 anos em Odontologia, com especialização em periodontia, pagou sua faculdade com os cachês dos eventos que participava e com as aulas que dava em cursos técnicos.

Já no mercado publicitário, fez um MBA em Gestão de Projetos pela FGV, e ainda que em ascensão, o fato de olhar para os lados e não ver outras pessoas pretas com quem pudesse trocar, aumentou seu incômodo… até que, há 14 anos, Dilma enxergou um cenário econômico favorável e resolveu empreender.

Uma mulher de presença forte, que através do mundo artístico encontrou a oportunidade de empreender no ramo de promoções e eventos, com mais 2 sócios, desbravou o mercado e foi encontrando seu caminho, apesar das dificuldades.

Fiel à teoria dos ciclos, recomeçar sempre esteve em seu DNA. Decidiu evoluir em sua jornada, empreendendo em carreira solo. O fato de, na época, não haver nenhuma outra agência de marketing liderada por uma mulher preta no Brasil deu ainda mais fôlego para liderar.

Com todos os aprendizados da primeira empreitada bem-sucedida, nasce a sua própria agência, a “Outra Praia”. Um negócio criado para ser uma agência estratégica de live marketing e experiências.

No início deste trabalho, Dilma enfrentou dificuldades para conseguir capital, por ser mulher e negra em um país cujo racismo é estrutural e latente, mas isso não a fez desistir do seu objetivo de ser uma empreendedora preta na área publicitária. Reuniu suas forças para construir de forma sólida o seu negócio, que há mais de 9 anos atende a grandes contas de todo o Brasil.

Hoje, como fundadora e CEO da Outra Praia, Dilma se prepara para um novo desafio, com seu retorno à TV. A convite do canal Multishow, a especialista em gestão de projetos tem presença marcada no programa “O Plano é Esse”, um novo projeto em empreendedorismo do canal, apresentado por Danni Suzuki.

Empolgada com mais esse recomeço, Dilma é a prova real de que, com um passo de cada vez, a gente pode chegar onde quiser e recomeçar a qualquer momento. Inclusive, hoje, também atua como facilitadora do programa de empreendedorismo feminino “Women Will – Cresça com o Google”, ajudando outras mulheres a trilharem seu caminho de protagonismo.

E falando em novos ciclos, Dilma é incansável quando o assunto é estudar e se especializar. Atualmente ela está cursando um MBA em Tendências e Estudos do Futuro, pela ESPM, e segue planejando muitas novas histórias para contar daqui para frente.

* Rodolfo Gomes é cofundador da PPTGO, Startup de Tecnologia com foco em apresentações de alto impacto e vídeos interativos.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display