Na data em que o mundo celebra o Dia Internacional contra a LGBTfobia, 17 de maio, a deputada federal Erika Hilton, compartilhou uma mensagem em suas redes sociais, reforçando que a data é “Um dia de reflexão, organização e resistência a favor dos direitos de nossa comunidade”.
Na publicação, Hilton lembrou que a data foi escolhida em comemoração a uma decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que no ano de 1990 retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças. Publicado em 1952, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria, classificava a homossexualidade como uma doença a ser tratada: “A data foi escolhida para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde, em 1990, há apenas 34 anos, de desclassificar a homossexualidade como um transtorno mental e tem como objetivo coordenar eventos internacionais que aumentem a conscientização sobre as violações dos direitos LGBT em todo o mundo”, afirmou.
Notícias Relacionadas
A luta faz a lei: entenda a cronologia do “Feriado de Zumbi”
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
🏳️🌈 CONTRA TODA FORMA DE VIOLÊNCIA
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 17, 2024
Hoje, dia 17 de Maio, é celebrado mundialmente o Dia Internacional contra a LGBTfobia.
A data foi escolhida para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde, em 1990, há apenas 34 anos, de desclassificar a homossexualidade como um…
Para Hilton, o Dia Internacional contra a LGBTfobia é “Um dia de reflexão, organização e resistência a favor dos direitos de nossa comunidade, que ainda padece de políticas públicas específicas e de combate à violência e a intolerância”.
O economista, Gil do Vigor, também se manifestou sobre a data, lembrando sua própria experiência como uma pessoa LGBTQIA+: “Por muito tempo, eu fugi de mim e de quem eu sou. Hoje, me celebro e me aceito do meu jeitinho! Que possamos ser livres pra sermos quem somos e amarmos quem quisermos, com o respeito que nos é de direito. Toda forma de amor!”
Hoje é o Dia Internacional Contra a LGBTFobia! Por muito tempo, eu fugi de mim e de quem eu sou. Hoje, me celebro e me aceito do meu jeitinho! Que possamos ser livres pra sermos quem somos e amarmos quem quisermos, com o respeito que nos é de direito. Toda forma de amor! ❤️ 🌈
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) May 17, 2024
Notícias Recentes
Você sabia que logo depois da abolição a maioridade penal foi reduzida para 9 anos?
Afrofuturismo sonoro: “ZUMBIR” propõe reflexão sobre identidade e resistência na comunidade negra