O filme “Marte Um“, de Gabriel Martins, foi o indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023, que será realizado em março do ano que vem. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5), após reunião do Comitê de Seleção.
“Marte Um”, está em exibição nos cinemas desde o dia 25 de agosto. Em janeiro, estreou em janeiro no Festival de Sundance, um dos maiores eventos de cinema independente, nos Estados Unidos.
Notícias Relacionadas
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
'Sintonia de Natal': nova comédia romântica natalina estreia na Netflix
Foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga. Pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos e “Marte Um” disputou o segundo turno com “A Viagem de Pedro”, “A Mãe”, “Carvão”, “Pacificado” e “Paloma“.
“O Brasil estará muito bem representado por esse filme sensível e com grande capacidade de despertar afetos e esperanças. Toda ação que transforma a vida nasce da nossa capacidade de sonhar”, escreveu Bárbara Cariry, presidente do Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema.
O filme já foi premiado no Festival de Gramado nas categorias Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri.
“Marte Um” marca a estreia de Gabriel Martins em um longa solo. No elenco, estão Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin.
“Marte Um” conta a história de uma família negra de classe média baixa de Contagem (MG), que seguem a vida entre seus compromissos do cotidiano e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a rotina, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo