Um edital inédito da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) irá premiar seis feiras e/ou festas literárias no Rio, que valorizem, sobretudo, narrativas de temática negra/ afro-brasileira e/ou periférica. O objetivo é selecionar e premiar iniciativas que visam fortalecer ações de fomento à literatura na cidade. O investimento é de R$ 180 mil, sendo R$ 30 mil para cada.
“A finalidade desta premiação dialoga com as iniciativas de retomada das atividades culturais no Rio após o período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, resultando em poucos eventos culturais”, comenta Sinara Rúbia, gerente de Livro e Leitura da SMC.
Notícias Relacionadas
Ale Santos promove webinar imersivo sobre Afrofuturismo e suas aplicações na educação
Solange Knowles lança biblioteca digital com obras raras de autores negros
As inscrições pelo formulário vão até 26 de agosto. Podem participar pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, incluindo MEI.
Paixão de Ler e Drummond, o poeta verde
A Campanha Paixão de Ler é um evento cultural literário anual realizado pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da leitura, promover o contato e a interação entre público, autores, escritores, personagens e obras, propor o debate sobre o universo literário e suas práticas, assim como seu estudo e outras finalidades.
Este ano, em sua 30ª edição, o homenageado será o escritor Carlos Drummond de Andrade, cuja literatura tem uma parte voltada para o meio ambiente. A Paixão de Ler vai de 7 a 14 de outubro.
Notícias Recentes
Executiva de Gana é eleita a pessoa negra mais influente do Reino Unido; um grito da excelência global e o espelho para o Brasil
MORTE: uma lógica de continuidade, gratidão e saudade