Reportagem exibida nesta quarta-feira (27), pelo telejornal Bahia Meio Dia, afiliada da TV Globo, em Salvador, mostrou entrevista com a Madalena Silva, mulher negra resgatada de trabalho análago à escravidão, que temia pegar a mão da repórter Adriana Oliveira, por ela ser branca.
“Fico com receio de pegar na sua mão branca”, desabafou Madalena. “Mas por quê? Tem medo de quê?”, questionou a repórter, estendendo as mãos. “Por que ver a sua mão branca… eu pego e boto a minha em cima da sua e acho feio isso”, disse ela.
Notícias Relacionadas
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio
Luminárias japonesas são retiradas do Beco dos Aflitos para resgatar memória negra na Liberdade
Durante a entrevista, a vítima mostrou a casa que passou a morar após ganhar ajuda de uma amiga para mobiliá-la e compartilhou os traumas dos maus-tratos recebidos.
Madalena foi resgatada em março do ano passado, por auditores do Ministério do Trabalho, após passar 54 dos 62 anos de vida escravizada por uma família. Atualmente, moradora de Lauro de Freitas, ela disse que não tinha salário, era maltratada e sofria com roubos da filha dos ex-patrões — que fazia empréstimos no nome dela e ainda ficou com R$ 20 mil da sua aposentadoria.
Notícias Recentes
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio