O primeiro piloto negro a alinhar no grid da Fórmula 1, Lewis Hamilton sabe usar muito bem seus sete títulos e sua voz para falar sobre as pautas que defende desdo o começo de sua trajetória.
Em 2020, no ápice do movimento Black Live Matters, o piloto foi para o front debater causas raciais. Neste ano, Hamilton se viu no olho do furacão, ao ser atacado com ofensas racistas nas redes sociais após se envolver em uma batida com o holandês Max Verstappen, no GP da Inglaterra. À época, ele disse que estava consciente do papel que cumpria no combate ao racismo.
Notícias Relacionadas
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas
Fã declarado do Brasil, Hamilton já falou que gosta do país por seu acolhimento e miscigenação: “Já me perguntaram se eu sou brasileiro. Gosto do Brasil porque é um país miscigenado, e eu não me sinto diferente aqui. E é claro que tem a minha paixão pelo Senna”, afirmou.
Com o passar dos anos, foi empilhando cada vez mais conquistas, recordes e números que se com Michael Schumacher pareciam imbatíveis, o heptacampeão provou que não. Confira abaixo algumas das mais importantes marcas e momentos de Lewis na F1.
Ao longo de sua carreira, Hamilton teve algumas vitórias que marcaram mais do que outras. Um exemplo é o GP da Inglaterra de 2020 quando, na última volta, foi vítima de um estouro de um de seus pneus e levou o carro até a linha de chegada.
No aniversário de 37 anos do heptacampeão mundial, Lewis Hamilton, o homem que cuidava do piloto quando criança publicou algumas imagens do pequeno que seria um dos maiores atletas de todos os tempos. pic.twitter.com/JewsS5Qz0C
— BOTECO F1 (@canalBOTECOF1) January 7, 2022
Sobre racismo, ela fala sobre suas dores e relembra o quanto não se sente seguro em diversos locais e ocasiões: “É algo que eu queria na minha carreira, é aonde eu queria estar. Eu estava lutando por isso. E esta é a hora certa de usar esta plataforma e este momento, deixar a pessoas saberem, particularmente as pessoas negras. Eu queria atingi-las e não deixarem silenciar. Algumas pessoas são tristes. Sou o único piloto que assume esse risco a cada corrida. Eu não sei o quanto disso é sobre o meu discurso, as pessoas interpretam mal, porque eu imagino que as pessoas pensem que estou falando apenas com as pessoas negras e não é sobre isso, é para as pessoas de todas as camadas, as minorias, pessoas marginalizadas, em particular”, completou Hamilton.
Em outubro de 2020 Lewis Hamilton pediu que a Fórmula 1 reconsiderasse seus planos de transferir o GP do Brasil de Interlagos, em São Paulo, para um novo circuito no Rio de Janeiro.
O circuito do Rio de Janeiro ainda não tinha sido construído e tem recebido críticas de grupos ambientalistas, pois se afirma que sua construção resultará no corte de milhares de árvores na Floresta do Camboatá.
Notícias Recentes
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas