“Existe um futuro preto e não se constrói sozinho”: Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, fala sobre a programação deste ano

0
“Existe um futuro preto e não se constrói sozinho”: Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, fala sobre a programação deste ano
Foto: Reprodução.

Está acontecendo até o próximo dia 10/12 mais uma edição da Feira Preta, celebrando os 20 anos de existência do Festival com uma programação incrível. Além das tradicionais vendas de produtos criados por empreendedoras e empreendedores negros, a programação traz mais de cem conteúdos produzidos, com mais de 200 profissionais negros envolvidos na cadeia de produção.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 3 milhões em injeção de recursos financeiros para em contratação de profissionais para a entrega do Festival.

Notícias Relacionadas


Além de shows online, a programação completa também traz bate-papos, chamados de Preta Talks, sobre temas relevantes para a comunidade negra, como a relação com dinheiro, feminismos plurais e o que é o amor. Confira a programação completa aqui.

O MUNDO NEGRO conversou com Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta, para saber mais detalhes sobre os bastidores do Festival este ano. Confira:

Chegar a esta edição da Feira Preta, este enorme festival de cultura negra, depois dos tempos mais duros que passamos em relação à pandemia traz um ar de renovação e esperança. Como foi para você e as pessoas que constroem a Feira Preta passar por este momento?

Momento difícil, de dor, de incertezas e inseguranças, mas foi o momento também que mais nos juntamos para pensar em estratégias coletivas, e traçar um plano de afeto e acolhimento mutuo.

Qual é a principal mensagem do Festival este ano?
Existe um futuro preto e não se constrói sozinho. Traçar os próximos 20 anos, não esquecendo de quais são as histórias que nos trazem até aqui, e esse movimento de luta, é um movimento coletivo e não individual.

A Feira Preta se readaptou e entrou de vez no mercado digital, tendo agora grandes parcerias que trazem mais visibilidade para os lojistas parceiros. Qual é o impacto dessa modernização para o ecossistema de produtores pretos que integram a feira?
Eu vejo três grandes impactos: Acesso e democratização digital, permitir que os empreendedores possam se digitalizar. Circulação monetária e geração de renda para os empreendedores e humanizar o consumo, ao apresentar aos consumidores, quem são os empreendedores

Este ano o Festival firmou grandes parcerias com empresas com o Facebook, por exemplo. Qual é a importância de empresas privadas na viabilização de grandes eventos como a Feira Preta?
A participação das empresas é fundamental para a continuidade desse futuro preto, na Feira Preta. E não só do ponto de vista do aporte de recursos, mas sobretudo na corresponsabilidade de realizar o festival, com apoio na co-criação dos conteúdos produzidos.

Pra você, qual é o destaque da programação deste ano, o que não dá pra gente perder?
Ai fica até difícil de dizer, são mais de 100 conteúdos, mas destaco os shows: Liniker, Emicida, Pericles, Walmir Borges homenageando o Djavan. Um papo maravilhoso da Tais Araújo com o filosofo Renato Nogueira, além da programação de gastronomia Preta Degusta Week, que destacam seis restaurantes pretos na cidade.

A Feira Preta sempre teve um pé no afrofuturismo e nessa pegada visionária. Qual é a próxima barreira a ser rompida para o povo preto no mundo do empreendedorismo?
Acesso a produção em escala industrial e a tecnologia.

Este texto é um conteúdo pago fruto da parceria entre a Feira Preta e Site Mundo Negro.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display